terça-feira, 12 de agosto de 2014

Montréal&Musée Marguerite-Bourgeoys

Visita ao Musée Marguerite-Bourgeoys
Final da Rue Saint Paul est
Podemos ver a direita a fachada do Marché des Bonsecours e a torre metálica da igreja Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours. A entrada do Musée Marguerite-Bourgeoys fica em uma entrada lateral da Chapelle
Final da Rue Saint Paul est
Cartaz indicando a entrada do Musée Marguerite-Bourgeoys, numa entrada lateral da Chapelle. 
                                   
Musée Marguerite-Bourgeoys 
entramos por um longo corredor e subimos uma estreita escada até esta parte traseira da Chapelle, onde existem alguns cartazes e painéis sobre a vida de Marguerite. Nestes cartazes ressaltam o seu nascimento em Troyes, em 17/04/1620 e sua primeira experiência mística, quando tinha 20 anos e se emocionou profundamente com uma imagem de Nossa Senhora que existia acima do portão de entrada do monastério Notre-Dame-aux-Nonnais o qual levou-a querer dedicar sua vida a Deus. Marguerite chegou ao Canadá em 1653 e trouxe consigo os valores de sua família e da região de Champagne, onde as mulheres sempre ocuparam cargos importantes na administração pública desde a Idade Média.
 Musée Marguerite-Bourgeoys
Vendo-se através das janelas da parte traseira da Chapelle  e que se abrem para a Rue da La Communue Est, bem em frente a entrada do Quai de l'Horloge, às margens do rio Saint Laurent.
Tour de l'Horloge
Podemos ver na margem do Quai l'Horloge, a Tour de l'Horloge que é o local ideal para se observar  o trânsito de barcos e navios no rio Saint Lourent , bem do alto de seus balcões. 
 Aerial Chapel, A Capela Elevada.
Subimos uma estreita escadaria e chegamos a uma sacada aberta acima dos telhados da Chapelle. Por isso podemos ver a torre metálica da fachada da Chapelle  e é daqui que temos vistas maravilhosas de Montréal e do Vieux-Port.
Aerial Chapel, A Capela Elevada
Podemos ver a direita o Marché Bonsecours com sua cúpula metálica prateada na forma de Capitólio. o Marché Bonsecours era o local de escritórios da Prefeitura de Montréal mas foi transformado em mercado a partir de 1992 para comemorar o ano 350° da fundação de Montréal. Os quiosques do  mercado dedicam-se a oferecer artesanatos originários da Província de Québec, e disponibiliza uma grande importância cultural para os visitantes . 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista da rue de la Commune Est  e as docas do Viex Port, sendo o Quai Jacques Cartier em primeiro plano.
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista da Basin Bonsecours, entre o Quai de l'Horloge e o Quai Jacques Cartier 
 
 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista da Pont Champlain, atravessando o rio Saint Laurent.
 Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista dos prédios da Quai de l'Horloge e o final da Ponte Victoria sobre o rio Saint Laurent.
                                      
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista do rio Saint Lourent, na altura da Bassin de Bonsecours .Vemos os telhados do Pavillon de Bonsecours e depois uma parte da Pont Victoria. Do outro lado do rio as pontes de transbordo das  instalações portuárias graneleiras e de containers.
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista do Quai de l'Horloge e a Tour de L'Horloge bem a esquerda.No outro lado do rio, aparecendo muito pouco ainda podemos ver do outro lado em já Longueuil a famosa cúpula de alumínio realizada para a Expo 67, a Biosphère .
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Com uma melhor aproximação podemos ver melhor a presença da Biosphère. 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Bem em frente podemos ver a Basin de l'Horloge, uma marina inteiramente ocupada por barcoesportivos e de passeio. Ao fundo, a esquerda a Pont Jacques Cartier, atravessando o rio na direção de Langueuil, onde está a Biosphère. 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista com melhor aproximação da Basin de L'Horloge e a Pont Jacques Cartier. 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista da Pont Jacques Cartier, cruzando o rio Saint Laurent, um pequeno trecho de uma das hidrovias mais extensas da terra, com 3700 km de extensão que percorre toda a parte navegável do  rio Saint Lourent, o lago Ontário, o lago Erie, e depois através do lago Huron, através dos grandes lagos até a cidade portuária canadense de Duluth.
 
                                    
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista ba Basin de l'Horloge, a Tour de l'Horloge e do outro lado do rio a Biosphère. 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista de um dos anjos, que guarnecem a gigantesca estátua de bronze da Notre-Dame-de-Bom-Secours  empunhando na mão direita a espada de fogo. 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista de parte da estátua de bronze da Notre-Dame-de-Bom-Secours, saudando os marinheiros que chegam ao Vieux-Port de Montréal . Ela fica em cima do teto da Aerial Chapel, a Capela Elevada.
 
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Vista do Anjo empunhando a espada de fogo e a cúpula prateada odo Marché Bonsecours. 
 Aerial Chapel,  a Capela Elevada
O anjo da esquerda da estátua da Notre-Dame-de-Bonsecours, empunhando a trombeta com a mão direita .
                                   
Aerial Chapel, a Capela Elevada
Podemos ver a balaustrada da Capela Elevado e suas janelas logo atrás. No centro e no alto de tudo a gigantesca imagem de bronze da Notre-Dame-deBon-Seciours saudando os marinheiros que chegam ao Vieux-Port de Montréal. A  esquerda da foto está o Anjo empunhando a espada de fogo e a  direita o Anjo empunhando a trombeta.
 Aerial Chapel, a Capela Elevada
Com suas janelas guarnecidas com belos vitrais.
                                     
Aerial Chapel, a Capela Elevada
 Com seus vitrais em destaque. 
 
Musée Marguerite Bourgeoys 
Sino chamado de Carlotte Olivier. Nome dado em honra a sua madrinha Sra. Carlotte de Boishébert e o bispo de Québec que o consagrou S.Eminência. Jean-Olivier. Fabricado em 1771 para substituir o velho sino danificado durante o incêndio de 1754  e tem 65cm de diâmetro e pesa 202 kg.
Musée Marguerite Bourgeoys
Saint Michel Archange Terrassant le Dragon. São Miguel Derrota o Dragão ,obra de 1890 em madeira policrômica  de autoria de Olindo Gratton e Philippe Laperle.
 
 Musée Marguerite Bourgeoys
Ange Gardien. O Anjo da Guarda, de Ollinto Gratton e Philippe Paperle, obra de 1891.
 Musée Marguerite Bourgeoys
Notre Dame dá as boas vindas aos Marinheiros. Marguerita Bourgeoys certamente aprovaria a simplicidade da imagem de Notre-Dame que foi encomendada a Charles Dauphin pelo bispo de Montréal para ser colocada no telhado da Igreja dos Marinheiros, mas que depois foi substituída em 1892 pela grande  estátua que se vê lá agora.
                                     
Musée Marguerite Bourgeoys
Quadros e painéis com desenhos do ilustrador de Montréal Francis Back, sobre a vida e o trabalho dos habitantes da sua cidade.  
Musée Marguerite Bourgeoys
Adventure Galley. A caravela do pirata inglês William Kid e que afundou em 1698 na consta da ilha de Madagascar, recriada em um desenho em todos os detalhes. 
Musée Marguerite Bourgeoys
Estudo sobre as roupas usadas pelos Métis( Mestiços) desenhadas por Francis Back em 1830. Os Métis eram os Mestiços do centro do Canadá e que descendiam de indígenas e franceses. Orgulhosos de sua cultura singular, estes seminômades se consideravam fora do Domínio Europeu e resistiam a integração. Responderam ao processo de unificação com duas rebeliões fracassadas. Os Métis não tinham direito a terra e foram condenados a uma vida de pobreza ou à integração forçada. 
 
Musée Marguerite Bourgeoys
La travesée de l'Atlantique de la ¨Grande recrue de 1659¨A travessia do Atlântico durante o  Grande Recrutamento de 1659¨. desenho de Francis Back 
Musée Marguerite Bougeoys
Tamborileiro. Estudo de um tamborileiro do regimento suiçio de Karrer Louisboiurg em 1715. De Louis Back. 
                                     
Musée Marguerite Bourgeoys
Reproduções de desenhos de Louis Back ao longo da parede da escada. 
                                        
Musée Marguerite Bourgeoys
Reproduções de desenhos de Louis Back ao longo da parede da sala de exposições. 
Musée Marguerite Bourgeoys
Place de Marché de Montréal dans 1749 . Ilustrador Francis Back.
                                      
Rue Bonsecours
No cruzamento da rue Bonsecours e a rue Saint Paul est, bem na saída do Musée Marguerite Bourgeoys vemos este prédio de construção muito antiga. É a Maison du Calvet, construída em 1725 e um belo exemplo de arquitetura doméstica francesa. Era a casa de um negociante, juiz e magistrado huguenote chamado de Pierre Calvet.

                                        
Rue Bonsecours
Restaurante onde fizemos um memorável ¨déjeuneur¨. Experiência que pode ser compartilhada por outras pessoas necessitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário