sábado, 9 de agosto de 2014

Montréal& Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours

Visita a Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours
Rue Saint Paul, Final Leste
Já quase no final da rua Saint-Paul vemos a torre da Chapelle Notre-Dame-de-Bon-Secours, que data dos primeiros dias da colonização da Nova França, quando então este local se chamava de Ville Marie e quando o pioneiro, Paul Chomdy de Maisoneuve, chegou a cortar árvores para a construção da capela inicial.
Rue Saint-Paul, Final Leste
Cúpula do Marché Bonsecours, antigos escritórios da Prefeitura de Montréal até 1992, quando então foi convertido em um mercado para festejar o 350°aniversário da fundação da cidde. O Marché Bonsecours é vizinho a Chapelle.
 Torre da Chapelle
Tem uma bela torre metálica de cobre, com aberturas em arco que fica na frente do prédio. Atrás podemos ver a gigantesca imagem de Nossa Senhora, de braços abertos e voltada para o porto, o Vieux-Port de Montréal.
Fachada da Chapelle
Com sua curiosa torre de cobre com aberturas em arcos assentada sobre uma forma que lembra a torre de um navio. A imagem que fica acima do portão de entrada da Chapelle é a de Margerite  Bourgois, marcante personagem entre os pioneiros da Nova França e canonizada em 1982.
 
Parte de Trás da Chapelle
Com a imagem gigantesca da Virgem Maria com os braços abertos, saudando a chegada dos marinheiros no Vieux Port de Montréal. A imagem está guarnecida por dois arcanjos, um de cada lado. Por este motivo é um destacado marco para os navios que passam ou chegam do rio São Lourenço e por isso ganhou o nome de Igreja dos Marinheiros.  
Interior da Chapelle
A nave da igreja é bem ampla com três fileiras de bancos. Na frente o altar principal com a imagem de Nossa Senhora. 
 
Interior da Chapelle
Com o teto em arco decorado com painéis cujo tema são os episódios marcantes da vida da Virgem Maria até o nascimento de seu filho Jesus Cristo.
Vitral da Chapelle
Nascimento de Maria. O piedoso Joaquim e sua esposa Ana, foram escolhidos para pais daquela que havia de trazer ao mundo o Filho de Deus feito homem, o Salvador da humanidade. Por isso Deus criou sua alma livre do pecado original e radiante de graças divinas. O Concílio de Éfeso, no ano de 431 proclamou a Divina Maternidade de Maria e em 1834, o Papa Pio IX, na bula Ineffabilis Deus, definiu a doutrina da Imaculada Conceição, título este confirmado pela Virgem em sua aparição  em Lourdes em 1858.
Vitrais da Chapelle
Vitral com o tema da Anunciação. A notícia levada pelo Anjo Gabriel de que seria a Mãe de Deus. No instante em que Maria aceitou o ofício de Mãe de Deus, o ¨Verbo se fez carne em seu seio¨ , por isso esta imagem comemora também a ¨Encarnação¨.
 Vitrais da Chapelle
Matrimônio da Virgem. Quando Maria atingiu a idade para o matrimônio, casou-se com José, que era um carpinteiro de Nazaré e que como ela, pertencia à família de Davi. José aceitou Maria como esposa, sabendo que Maria havia dedicado sua virgindade a Deus. São José foi designado para o casamento de Maria através de uma vara florescente, o outro pretendente desapontado, quebra sua vara e desaparece da História Sagrada.
 
Vitrais da Chapelle
Nascimento de Jesus. Um édito romano chamava a todos para um censo, sendo necessário que cada um se inscrevesse em seu lugar de origem. Maria e José foram para Belém, onde havia nascido Davi. Quando lá chegaram não encontraram alojamento porque os abrigos estavam repletos. Finalmente eles encontraram abrigo num estábulo, e neste lugar Maria deu à luz ao Menino Jesus. Depois de enfaixa-Lo, ela o colocou numa manjedoura.
                                              
Vitrais da Chapelle 
Apresentação de Jesus ao Templo. Oito dias após o nascimento o Menino foi circuncidado e recebeu o nome de Jesus, como o anjo Gabriel havia indicado; e, quando quarenta dias mais tarde  Maria foi ao Templo para o rito de purificação, ela e José levaram Jesus para apresenta-lo ao Senhor. No templo um piedoso senhor chamado de Simão, tomou Jesus em seus braços e jubilosamente reconheceu o Salvador prometido, mas  previu que uma espada de dor atravessaria o coração de Maria. 
Vitrais da Chapelle
Fuga para o Egito. José e Maria, avisados em sonhos por um anjo, antes que Herodes começasse a carnificina dos meninos de Belém, já haviam fugido para o Egito.  A Sagrada Família chegou a Gaza depois de cruzar a planície de Soleph, seguindo  a costa até, chegar a fronteira. 
Vitrais da Chapelle
Aos Doze Anos Jesus tornou-se ¨filho do preceito¨ e consequentemente era obrigado a ir com seus pais a Jerusalém para a Páscoa. Depois da festividade, quando seus pais partiram com os outros peregrinos de regresso à casa, Jesus permaneceu em Jerusalém. Maria e José continuaram seu caminho sem notar a sua ausência até o fim do dia. Então cheios de angústia começaram a procurar por Ele. Finalmente encontram Jesus em um dos átrios do templo, falando a um grupo de doutores e deixando-os estupefatos com sua sabedoria e encantados com o que Ele lhes ensinava. Quando Maria falou-Lhe de sua angústia, Ele a recordou de sua missão: ¨Não sabias que eu devo tratar dos assuntos de meu Pai?¨ 
                                            
Altar Principal da Chapelle
Com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Livre do Pecado e Radiante das Graças de Deus. Acima da imagem tem um painel sobre a Coroação de Maria. 
 Painel Sobre A Coroação de Maria, Acima do Altar Principal
A Coroação é geralmente tratada imaginativamente, como tema de devoção. Desde a sua Coroação como Rainha do Céu, Maria tem lugar de honra ao lado de seu filho e os Santos e Anjos a rodeiam para prestar-lhe homenagem.
 Órgão no Coro Acima da Entrada da Chapelle.
                                    
Altar Com a Imagem de Marguerite Bourgeoys
Maria de Bourgueoys foi um personagem importante na fundação de Montréal em 1542 que naquela época chamava-se Ville Marie e dedicou-se no ensino das crianças da comunidade, entre estes os jovens meninosíndios. Foi canonizada em 1982, tornando-se a primeira santa Canadense.
                                      
Imagem de Marguerite Bourgeoys
A Santa tem em suas mãos a Imagem Milagrosa da Nossa Senhora de Bon Secours. 
Imagem Milagrosa da Nossa senhora de Bom Secours 
Túmulo da Santa Marguerita Bourgeoys
Este túmulo está na parte de baixo de um altar dedicado a devoção da primeira Santa Canadense. 
Altar de Sante Anne
Santa Ana é a mãe da Virgem Maria e também responsável pela sua educação, que é um elemento precioso e essencial à compreensão da vida de Maria. Ana recebeu visitantes angélicos que lhe disseram que deus havia se apiedado do casal e que responderia suas orações, dando-lhes descendência. 
Altar de Sant Joaquim
Pai da Virgem Maria, São Joaquim era judeu piedoso e foi advertido pelo sacerdote Rubem, uma vez que o casal era o único sem descendência. Triste , Joaquim abrigou-se no deserto em abstinência por 40 dias. Quando voltou à cidade, Ana correu para saudá-lo e dar-lhe a notícia.
Painel No Teto da Chapelle
Nativitas.Nascimento de Jesus
Painel no Teto da Chapelle
Praesentatio. Apresentação de Jesus ao Templo. 
Painel no Teto da Chapelle
Purifikatio. Apresentação de Maria ao templo  quando o Sacerdote a recebe na porta do Templo.
                                                
Painel no Teto da Chapelle 
Sponsalia. Casamento da Virgem Maria com São José.
Painel no Teto da Chapelle
 Bethelen. Adoração de Jesus pelos pastores.
Painel no Teto da Chapelle
Nazareth. Vida de Jesus com a Virgem Maria e São José em Nazaré. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário