quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Montréal&Hôtel de Ville

Passeio pelo Champs de Mars e o Hotel de Ville
                                     
Hôtel de Ville, a Prefeitura de Montréal
Descemos do Metrô na estação Champs de Mars e seguimos na direção da Hotel de Ville. Chegamos pela parte de trás, numa área chamada de Champs-de-Mars. 
Hôtel de Ville, a Prefeitura de Montréal
Parte de trás do prédio do Hotel de Ville, voltada para o Champs de Mars. A prefeitura foi criada no grandioso estilo French Empire entre 1872 e 1878 , restaurada em 1922. 
Champ-des-Mars
Le Trois Palace de Justice. Podemos ver um  dos três Palácios da Justiça, do nosso lado direito da Prefeitura de Montréal e agrupados nesta área de Champs des Mars.
                                      
Champs-des-Mars
Le Trois Palace de Justice. Um dos três palácios de Justiça agrupados no Champs de Mars. 
Champs-des-Mars
Vestígios das Fortificações que protegiam a Vieux-Montréal. Estas fortificações foram construídas entre 1717 a 1744 e aperfeiçoadas por Gaspard-Joseph Chanssegros, engenheiro real e discípulo do grande  Sébastien le Prestede Vauban, engenheiro militar de Louis XIV, morto em 1707, e que revolucionou as técnicas de cerco militar. Estas fortificações cobriam um perímetro de 3,5km em torno do que se constitui a Vieux-Montréal e  foram demolidas entre 1804 a 1817.
Hotel de Ville
Para chegar ao Hotel de Ville precisamos subir uma escadaria que está na nossa frente e nos leva a Place Vauquelin, ao lado da prefeitura. 
Place Vauquelin
Bem ao lado da prefeitura a praça tem uma belo lago com esguichos, e ao fundo, chama a atenção o Nelson Monument, coluna com a estátua do Almirante britânico Horace Nelson(1758 a 1805) e que domina a Place Jacques Cartier, que está logo abaixo e na sequência do monumento. O local onde foi construída esta praça era originalmente um parque de estacionamento.
Place Vauquelin
Com suas águas cintilantes refletindo nas paredes de um dos Palace de Justice. 
 
Place Vauquelin
Vista da rue Notr-Dame com prédios apresentando pinturas de propaganda em estilo  ¨Art Nouveau¨ .
Nelson Monument
O mais antigo monumento de Montréal, realizado em memória da vitória inglesa sobre os franceses na batalha naval de Trafalgar em 1805. Existe um monumento idêntico e em maiores proporções na Trafalgar Square em Londres, porém este monumento aqui é apenas um terço do londrino. É um monumento controvertido, como não poderíamos deixar de se supor, afinal em torno existem toda uma sorte de prédios públicos e logradouros com nomes dos franceses, o que nos parece no mínimo incômodo. Os separatistas de Québec no entanto escolheram este local como o  de agrupamento para suas manifestações  e o mais curioso é que a própria comunidade de anglófilos não gostam do monumento por ele ter sido feito com a escultura do Almirante Horace Nelson de costas para o mar.
Nelson Monument
Figuras na base do monumento mostram a vitória da marinha inglesa sobre a francesa. 
 
Nelson Monument
Visto da Place Jacques Cartier, ao lado do Hotel de Ville. 
 Nelson Monument
Visto da Place Vauquelin.
Place Vauquelin
Vista da base do Nelson Monument, tendo a direita o Hotel de Ville e a esquerda um dos três Palais de Justice. Em frente fica o Champs-de-Mars.
 
Place Vauquelin
Com seu lago com esguichos e ao fundo o monumento ao herói francês Vauquelin. 
Monumento a Vauquelin 
Monumento ao comandante naval Jean Vauquelin(1728 a 1772).
Hôtel de Ville
Com a fachada decorada com colunas clássicas e uma torre metálica, construído em 1870, por arquitetos de origem francesa, inspirados na arquitetura de sua pátria de origem.
                                     
Hôtel de Ville
Com jardins onde cada conjunto floral expressa um símbolo
 
Hôtel de Ville
Com jardins em frente a sua fachada com arranjos que expressam símbolos 
Jardins em Frente ao Hôtel de Ville
2012
400°anniversaire de Maisonneuve Fondateur de Montréal .Os jardins em frente ao Hôtel de Ville mostram canteiros organizados em símbolos de datas com muita significação para a cidade.
 Jardins em Frente ao Hôtel de Ville
Les armoires de la Ville de Montréal
Jardins em Frente ao Hôtel de Ville
Jardins em Frente ao Hôtel de Ville
Le logotype de la Ville de Montréal.
Jardins em Frente ao Hotel de Ville
50°anniversaire de la Place Ville-Marie.
 Fachada do Hotel de Ville
Com suas janelas e paredes decoradas com colunas.
Fachada do Hôtel de Ville
Com parte de sua fachada com avanço e uma sacada famosa.
 
Fachada do Hôtel de Ville
Foi desta sacada famosa que o General Charles de Gaulle( 1890 a 1970), herói francês da Segunda Guerra, estadista e presidente   por sufrágio universal, em 1967, fez sua famosa proclamação: ¨ Vive le Québec libre!¨. Nós visitantes e portanto pobres profanos, vemos o Canadá como um país altamente inclusivo. Todos são chamados para trabalhar e realizar seus propósitos através do exercício de seus méritos. Portanto achamos que Québec é livre, pois através de plebiscitos democráticos e legais, sempre a população preferiu permanecer como parte deste grande país. Québec livre não é um assunto proibido. todos os cidadãos podem falar e debater livremente o assunto  da maneira que lhe convier, pois além de inclusiva a sociedade canadense tem na liberdade de expressão, um dos seus grandes fundamentos.
 
                                     
Hôtel de Ville
Escadarias e portão de entrada. 
 Hôtel de Ville
Fachada do Hotel de Ville visto da calçada em frente na rue Notre-Dame.

Hôtel de Ville
Visto da Place Jacques Cartier

Nenhum comentário:

Postar um comentário