sexta-feira, 2 de maio de 2014

Vancouver-Stanley Park-Prospect Point&Girl In a Wetsuit-

   Passeio Pelo Prospect Point Chegando até a
                         Girl in a Wetsuit
Prospect Point
Estamos caminhando pela trilha do Stanley Park vindos da Third Beach e chegando ao Prospect Point onde se tem uma bela vista da Ponte Lions Gate Bridge, que une Dawntown Vancouver a North Vancouver .
A Ponte Lions Gate Bridge tem este nome por causa de uma montanha com dois picos que fica na Cadeia Norte chamada pelos colonizadores europeus de Lions Gate. Esta montanha era chamada pelos índios Squamish das Primeiras Nações de Duas Irmãs, que segundo a lenda teriam sido petrificadas pelos ¨Irmãos do Céu¨, como forma de encerrar uma longa guerra entre os Squamish e os Haida.
 
Prospect Point
É o local com o cenário mais belo de Vancouver, se me concederem os admiradores de outros pontos, mas aqui nesta extremidade da península do Stanley Park, é possível, para lado que se olhar, um cenário inesquecível. E dominando isto tudo esta impressionante obra de engenharia, suspensa sobre as nossas cabeças, como se flutuasse, em uma dessas nossas experiências oníricas.
A Ponte Lions Gate Bridge foi terminada em 1938 para ligar a margem norte do Burrard Inlet e o grande motivador de sua construção foi a necessidade de gerar emprego durante a Grande Depressão .
Trilha do Stanley Park
Foto tirada na direção da Third Beach, tendo a direita as águas do braço de mar Burrard Inlet e do outro lado podemos ver os prédios da West Vancouver e mais ao longe, a extremidade norte da English Bay, o Point Atkinson. 
                                  
Hidro Avião Sobre O Prospect Point
Estamos embaixo de uma das linhas de hidro aviões mais movimentadas da Colúmbia Britânica. A uns poucos quilômetros daqui, e que se pode percorrer a pé, está a um dos mais movimentados aeroportos para hidro aviões do mundo, o Vancouver Harbour Water Airport, localizado no Coal Harbour. No ano de 2008 registrou 62 433 movimentos de hidroplanos, o que dá uma média entre 90 a 170 decolagens e pousos por dia. Estes voos são muito usados por turistas que querem chegar a alguma das inumeráveis atrações turísticas em torno de Vancouver, contudo muitos deles levam trabalhadores, gerentes e pessoas de negócios, mas nem por isso devemos considerara-los  um completo desperdício.  

Hidro Avião Sobre O Prospect Point
Agora o avião sobrevoa a West Vancouver e se puder escolher, acho que ele deve estar indo para  para Victoria, para ver o espetáculo das Orcas e Baleias nadando livremente mas  é difícil adivinhar. Pode-se pensar também em Whistler, a maior estação de esqui do Canadá, ou quem sabe o Moraine Lake no Vale do Ten Peaks, ou Jasper National Park, ou o Lake Louise e Banff. Quem sabe? Com um pouco de sorte, um de nós pode estar num avião assim.
 
 SS. Beaver
Nesta paisagem maravilhosa chamamos a atenção para uma placa sem graça que fica na margem da trilha do Stanley Park. Esta placa relata o naufrágio do navio SS. Beaver( Castor) no ano de 1892, abaixo do local da placa, no Prospect Point. O SS. Beaver foi o primeiro navio a vapor do Pacífico Norte e foi construído em 1836 para o serviço de comércio da Hudson Bay Company realizado entre a British Columbia e o estreito de Puget, no território russo do Alaska. Depois de realizar  um histórico invejável de serviços, no dia 25 de julho de 1888 encalhou nos recifes do Prospect Point e então foi alvo de grande atração popular. Porém no ano de 1892 afundou definitivamente.
 
Lighthouse do Prospect Point
Com o acidente do SS. Beaver em 1888 ficou claro que existia muito perigo neste estreito em razão de suas fortes correntes originadas nas grandes marés locais, por isso 11 anos depois, foi construído o farol em um edifício de madeira equipado com um luz e um sino para neblina.  
 
Lighthouse do Prospect Point
O faroleiro encarregado tinha que acender a tocha da luz do farol ao entardecer e liga-la ao amanhecer do outro dia, assim como tocar o sino de neblina a cada meia hora. 
Lighthouse do Prospect Point
O farol foi equipado com eletricidade a partir de 1926, diminuindo assim o cotidiano trabalho do Mestre Faroleiro.
Ponte Lions Gate Bridge
Imensas sapatas garantem a sustentação desta pesada estrutura bem acima de nossas cabeças. 
Ponte Lions Gate Bridge
Sobre o estreito que o Prospect Point ligando com a margem do North Vancouver. 
A ponte Lions Gate Bridge é uma das saídas mais movimentadas de Vancouver, com um movimento de 60 000 veículos por dia.
                                      
Ponte Lions Gate Bridge
Com o vulto da montanha Grouse Mountain, onde um teleférico nos leva até o topo a 1 200 m, onde existem inúmeras atrações. 
Trilha do Stanley Park
Que passa por baixo da Ponte Lions Gate Bridge.
Trilha do Stanley Park
Passando por baixo da ponte e contornando a curva em frente na direção das parias de Firsth Narrow e a Girl in a Wetsuit 
                                      
Ponte Lions Gate Bridge
Uma obra de engenharia que por sua leveza desperta admiração. 
                                     
Ponte Lions Gate Bridge
Com uma composição de paisagem admirável, com o mar, as montanhas e a presença humana contribuindo com esta monumental obra de engenharia. 
                                       
Vancouver Harbour
Do outro lado do Burrard Inlet, neste ponto chamado de First Narrows, vemos a área de desembarque do minério a granel do Porto de Vancouver Harbour, com grandes  pontes transportadoras e montanhas de  depósitos de minério. 
Vancouver Harbour
Porto de embarque de minério do Porto de Vancouver Harbour com suas pontes transportadoras e grandes depósitos de minério. Os prédios eu aparecem por trás do porto são da North Vancouver. 
Trilha Stanley Park
Observe-se que grandes grupos de ciclistas usam esta trilha, que tem faixa especial para eles e também o sentido da mão, que é obrigatória para os ciclistas e é  no sentido anti-horário. Ao fundo o First Narrows, a West Vancouver e a espetacular Grouse Mountain. 
Grouse Mountain
Vista da trilha do Stanley Park no Prospect Point. Esta montanha não só tem um teleférico que leva com segurança e conforto no seu topo como também inúmeras atrações, como demonstrações ao vivo de lenhadores, prática de falcoaria, passeios ciclísticos, caminhadas para observar a natureza e bang-gliding, mostras de esculturas realizadas com motosserra e ainda onde funciona um resort, com confortáveis instalações. 
Trilha Stanley Park
O Lumbermen Arch, o Arco do Lenhador. Como já se pode ter adivinhado no histórico da implantação de Vancouver, o lenhador , era uma figura muito importante 
Trilha Stanley Park
Estamos nos dirigindo na direção da escultura em bronze da Girl in a Wetsuit.  
Ponte Lions Gate Bridge
E sua perfeit  adaptação a esta paisagem espetacular com as montanhas Coastal Mountain ao fundo e a West Vancouver com seus prédios novos em frente as águas do  First Narrows. Só falta um artista para descrever esta beleza, como já foram as do Rio de Janeiro.
                                    
Ponte Lions Gate Bridge
Com pesado tráfego circulando normalmente por sobre sua plataforma. 
Praias do First Narrows
Animado grupo de banhistas aproveitando o tempo bom e as praias bem próximas da trilha do Stanley Park.
 Praias do First Narrows
Gansos do Canadá em migração para o sul. Fechados entre si, inamovíveis e irracionais detentores  do pedaço! Não aceitam seus argumentos e nada parece demovê-los de arredar, mesmo que seja um pouquinho, para dar lugar a qualquer outro grupo interessado, mesmo que este grupo  seja de humanos.
Praias do First Narrows
Mastro da proa do navio SS.Empress of Japan 
Praias do First Narrows
O mastro do navio SS. Empress of Japan assentado em uma base monumental é de uma vivacidade muito grande e todos param para admira-lo.
 
Girl in a Wetsuit
Presente para Vancouver do escultor Elek Imredy, inaugurado em 10 de junho de 1972 e representa a dependência da cidade de Vancouver do mar. 
Girl In a Wetsuit 
A escultura lembra bastante a estátua de ¨Uma Pequena Sereia¨ que existe em Copenhague, capital da Dinamarca e que está nesta mesma posição, na beira do mar e em cima de uma pedra. A Pequena Sereia de Copenhague é uma referência aos contos do mundialmente consagrado escritor dinamarquês Hans Christian Andersen( 1805 a 1875). Esta estátua porém é uma referência viva a uma bela mulher, identificada com a cidade de Vancouver, e que está aguardando o retorno que o mar traz.
 Trilha do Stanley Park
Podemos ver a frente o Brocton Point, onde também existe um pequeno farol e será motivo de nosso próximo post. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário