Passeio de Brockton Point até Coal Harbour Centre
Pequeno Farol do Brockton Point
Estamos saindo da escultura de bronze da Girl in a Wetsuit, caminhando pela trilha do Stanley Park, na direção do Coal Harbour, à nossa frente a cerca de 1 000m e podemos ver o Pequeno Farol do Brockton Point. Com se pode ver, neste ponto a trilha se bifurca, um ramo segue pelo meio da floresta e vai chegar no alto do Pequeno Farol e a outra, a que estamos seguindo, continua na beira do mar até chegar ao farol, pela parte de baixo.
Firsth Narrow
Por esta trilha podemos ver o movimento do Seabus viajando entre a Downtown Vancouver e a North Vancouver, assim como o intenso movimento de navios que atracam e desatracam nas diversas seções do Porto de Vancouver Harbour. As águas do Firsth Narrow, como chamam esta parte do braço de mar Burrard Inlet, estão repletas de algas, ao que penso ser um dos efeitos da forte Ebb Tide, a Maré Baixa.
Trilha do Stanley Park
Ponto onde a trilha do Stanley Park se bifurca. Esta parte , corre pelo meio das árvores do bosque e chega na parte de cima do Pequeno Farol. Seguimos pelo ramo da trilha que vai pela beira do mar e chega na parte de baixo do Farol.
Farol do Brockton Point
E assim vamos nos aproximando do pequeno Farol do Brockton Point e já podemos ver que a parte de cima está ocupada por muita gente, que aprecia a fantástica paisagem que se descortina por todos os lados.
Prospect Point
Já nos afastamos bastante do Prospect Point, mostrado em Post anterior, e podemos ver ao longe a Ponte Lions Gate Bridge, os prédios da West Vancouver e o Porto de Minérios e Produtos Agrícolas do Vancoubver Harbour.
Chegando ao Farol do Brackton Point
Seguindo a trilha de baixo, chegamos ao farol em sua base inferior. O nome do lugar foi dado em ho9nra a um engenheiro sênior, chamado de Francis Brocton, que veio no navio HMS Plumper e descobriu as jazidas de carvão no local onde hoje existe o Coal Harbour.
Farol do Bracton Point
Assentado sobre pilotis que formam arcos em sua base. O farol foi construído em 1890 e além da luz tinha um sino para ser acionado durante a neblina. Os Mestres Faroleiros tinham muito trabalho pois além de acender e manter o farol ligado desde o anoitecer até o amanhecer, tinham que acionar o sino durante os dias e noites de neblina, bem como ainda acionar o canhão chamado de Nine O'Clock Gun, que fica próximo daqui.
Embora tenha prestado serviços relevantes a navegação do Porto de Vancouver Harbour, o farol foi desativado em 2005
Farol do Brackton Point
E os pilotis em arco de sua base.
Brackton Point
Vista na direção de North Vancouver e a parte leste do Braço de Mar Burrard Inlet e onde pode-se divisar a Ponte Second Narrow Bridge .
Pequeno Farol do Brackton Point
Vista do Fisth Narrow e sua margem norte com as instalações portuárias do Vancouver Harbour e a montanha Grouse Mountain ao fundo.
Brackton Point
Com um parapeito a beira da água, de onde se tem uma magnífica vista de Vancouver.
Brackton Point
Parte interna do parapeito a margem da água. Esta foto foi intencional, mostrando que por estas paragens as autoridades se preocupam com a mobilidade urbana ,permitindo a todos, sem distinção, acesso aos lugares públicos.
Brackton Point
O parapeito tem placas de bronze que informam ao visitante as estruturas que compõem a paisagem.
Brackton Point
Vista na direção de North Vancouver
Hallelujah Point
De onde podemos ver a Canadá Place com um navio de turismo atracado, Bem em frente temos uma garça que não se incomoda nenhum pouquinho com a nossa presença.
Hallelujah Point
Com o Canadá Place em Frente e logo atrás o perfil característico do Vancouver Loockout, conhecido como Harbour Centre Tower. O local tem este nome animado porque existia aqui uma comunidade próspera e rica a partir de 1888, constando de europeus e asiáticos . Esta próspera comunidade no entanto foi retirada , uma vez que esta área estava destinado ao Stanley Park, sendo que o último morador mudou-se em 1957.
Nine O'Clock Gun(pm)
Vem a ser uma atração do parque desde 1894, para ajudar os navios a sincronizarem os seus cronômetros. O canhão de bronze era carregado com uma libra e meia de pólvora todo o dia e disparado exatamente às nove horas pm. Até hoje o ritual é executado, só que é realizado por um moderno gatilho e um rastilho elétrico. Pessoas em Burnaby Mountain escutam o disparo das nove horas, portanto o som vai bem longe. O canhão está encerrado dentro de uma construção de segurança porque já foi alvo de algumas brincadeiras, como quando foi pedido um resgate em 1969 por estudantes travessos da UBC. Outros estudantes em 2005 borraram o canhão com tinta vermelha, por isso hoje são tomadas medidas de segurança, sendo uma delas uma grande gaiola!
Nine O'Clock Gun (pm)
Vista de Vancouver Downtwn com seu grande conjunto de modernos arranha-céus. Podemos ver ainda a ilha Deadman's Iland, dentro da qual funciona um Centro de Treinamento Naval em meio a uma reserva marítima.
Nine O'Clock Gun(pm)
Canhão de bronze que servia para avisar os navios a sincronizarem seus relógios já que chegavam de diversas partes do mundo e portanto com fusos horários diferentes.
Nine O'Clock Gun(pm)
Canhão de bronze encerrado dentro desta estrutura cercada depois que sofreu alguns atos de vandalismo.
Trilha do Stanley Park
Seguindo na direção do Coal Harbour, já próximos a Downtown Vancouver.
Estátua de Bronze Para Atleta
Monumento ao atleta Canadense Harry Winston Jerome( nascido em 1942 e morto em 1982 ) de corrida de velocidade e que sustentou seis recordes mundiais e ganhou um bronze em 1964 nas Olimpíadas de Verão. O simpático e jovem casal presente, ao ver que eu queria tirar uma foto do monumento, educadamente retiraram as suas bicicletas e se afastaram. Devo acrescentar que durante os 15 dias que permanecemos em Vancouver e na Colúmbia Britânica, sempre, obtivemos um tratamento educado e civilizado. Mantive a foto, em reconhecimento e lembrança da forma civilizada em que aqui sempre fomos tratados.
Canadá Place
Com suas docas e pavilhões cercados dos modernos prédios da Vancouver Downtown .
Canadá Place
Prédios fabulosos, amplos e modernos pavilhões, docas e navios de turismo que atendem os nossos sonhos mais exigentes. Com um pouco de sorte, qualquer um de nós pode viajar num destes navios.
Stanley Park Horse Drawn Carriage
Pois é, existe também transporte pelo Stanley Park em uma carruagem popular e aberta. Quem não aproveitar e acabar não andando numa delas corre sérios riscos de se arrepender.
Trilha do Stanley Park
Próximo ao ponto do monumento a Warden Harding Memorial, e assim vamos nos aproximando do Coal Harbour.
Coal Harbour
As inúmeras e luxuosas embarcações de turismo estacionadas, na marina do Coal Harbour que deve este nome a existência de jazidas de carvão descobertas pelo engenheiro Francis Brackton, em 1859.
Trilha do Stanley Park
E os bosques com as árvores já coloridas pelos primeiros tons do outono que se iniciará no dia 21/09.
Ilha do Deadman's Island
Com os seus prédios e bosques e onde hoje existe um Centro de Treinamento Naval, em meio a uma Reserva Marinha . Este nome é se deve aos habitantes das Primeiras Nações, os índios Squamish que usavam a ilha como cemitério e local para seus rituais fúnebres. Posteriormente, a partir de 1860 a ilha foi utilizada também como cemitério para europeus e asiáticos, especialmente aqueles que morriam de doenças contagiosas.
Contudo, a partir de 1942 foi transformada em Reserva Naval e por isso existe um Centro de Treinamento Naval em seu interior.
Coal Harbour
Estamos nos aproximando do final da trilha do Stanley Park e chegando ao Coal Harbour onde existe uma grande concentração de pessoas que aproveitam o domingo ensolarado no parque.
Coal Harbour
Podemos ver ainda a Deadma's Island e seu Centro de Treinamento Naval e os inúmeros iates de passeio atracados na marina.
Coal Harbour
Com os espaços marítimos e com as raias para os esportes a remo .
Coal Harblour
Com a prática do remo bastante procurada. Em outras ocasiões encontramos mesmo moças aficionadas do esporte do remo, demonstrando o largo espectro dos que praticam este esporte.
Coal Harbour
Neste ponto termina a área do Stanley Park e começa um outro parque, menor mas também muito agradável, o Devonian Harbour Park( Acho que esta história do nome do parque é uma ¨pegadinha¨, porque o Devoniano é o período geológico anterior ao carbonífero.)
Devonian Harbour Park
Como se pode ver este parque é agradabilíssimo, embora bem menor do que o Stanley Park.
Coal Harbour
Os trapiches e as colunas de amarração da Marina do Coal Harbour. No fundo os bosques da Deadman's Island.
Coal Harbour
Com seus inúmeros barcos de passeios atracados na marina do Coal Harbour.
Coal Harbour
Trilha que acompanha a beira do mar com muitas pessoas aproveitando o parque e o domingo ensolarado.
Coal Harbour
Podemos ver o restaurante Cardero's Restaurant and Marina Pub, todo sobre pilotis e amplas janelas panorâmicas na margem da marina e que atende o público apreciador de boas comidas e bebidas, associadas a deslumbrantes e ensolaradas paisagens marinhas, grupo este que julgamos nos incluír.
Cardero's Restaurant and Marina Pub
Entrada pela frente do restaurante .
Cardero's Restaurant and Marina Pub
Amplo interior do restaurante decorado com um círculo de janelas panorâmicas e muito bem frequentado por uma clientela , ao que me pareceu, ligada e apreciadora dos esportes náuticos.
Cardero's Restaurant and Marina Pub
Interior com uma decoração bem adequada para um restaurante que atende uma clientela apreciadora de esportes náuticos. Pedimos um magistral salmão grelhado, digno de atender a fome que estávamos sentindo, assim como para festejar o bom momento que estávamos vivendo.
Coal Harbour Centre
Local dedicado ao comércio e serviços procurado pelos visitantes
Devonian Harbour Park
Com seus espaços amplos e muito agradáveis, onde não faltam restaurantes e cafés.
Coal Harbour Community Centre
Espaço destinado as atividades administrativas.
Coal Harbour
E suas estruturas surpreendentes. A casa em cima de pilotis deve ser uma segurança qualquer para o aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos.
Float Plane Terminal
Um dos mais movimentados aeródromos de hidroplanos do mundo e um dos mais ativos da Columbia Britânica. Em 2008 teve 62 433 voos com uma média de 90 a 170 decolagens por dia.
Float Plane Terminal
Os dois maiores operadoras de hidroavião de Vancouver são a West Coast Air e a Harbour Air, que se apresentam como as maiores companhias de hidroaviões do mundo. Cada companhia aérea oferece enumeráveis programas diários, com voos para Vitória( Capital da Colúmbia Britânica), Nanaimo, Ilhas do Golfo e muitos outros lugares do sudoeste da British Columbia assim como muitos circuitos turísticos.
Buskers
Tocadores de música pelas calçadas de Vancouver. Não podia deixar a cidade de Vancouver sem fazer uma referência pelo menos a estes entusiasmados músicos que tocam pelo prazer de tocar! Os trocados que recebem não pagam nem uma parte que sua performance faz por merecer. Seu entusiasmo é um exemplo para nós e para que as pessoas reconheçam suas próprias qualidades e abracem seus talentos pessoais, com entusiasmo!
¨So long, farewell, good-bye¨ Vancouver, gostamos demais e achamos a visita a British Columbia inédita, marcante e inesquecível! Esperamos voltar um dia. Mas agora vamos ter que pegar um avião para Toronto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário