quinta-feira, 22 de maio de 2014

Toronto CN Tower

Visita a CN Tower 

                                               
CN Tower
Vista de longe enquanto andávamos pela rua Front Street. Este  nome CN Tower, vem originalmente da Canadian National Railway, que em 1976 decidiu construir a torre para fixar nela receptores de micro-ondas e uma antena que daria aos moradores de Toronto uma melhor recepção de TV e rádios da América do Norte  . Portanto a finalidade da torre não era turística  e as plataformas de observação tinham finalidades profissionais. Posteriormente a torre se tornou um ícone de Toronto e a CN Railway vendeu a torre cujo  CN passou a ser conhecido como ¨Canada's National¨.
CN Tower
Caminhando pela rua York Street, podíamos ver a imagem da CN Tower refletida nos prédios envidraçados de Toronto. Vale a pena prestar atenção também na Toronto virtual, aquela refletida em seus prédios envidraçados.
Metro Toronto Convention Centre
Área vizinha a torre CN Tower, o Convention Centre tem dois salões que são usados em convenções de negócios e para exposições industriais. A posição do Centro de Convenções deixa êle bem próximo a Union Station, a Estação da estrada de Ferro de 1927 e é ligado a ela através de uma passarela conhecida como Skywalk. Perto da Union Station por sua vez fica o famoso e tradicional hotel o Royal York que funciona desde 1929.
 
Brockfield Tower
Brockfield Tower e bem na sua frente esta torre dourada que reflete brilhos que resplandecem  por todo o centro de Toronto.
                                                   
CN Tower
Bem na base da torre é que podemos sentir o tamanho de seus 553,33 m de altura, que era a estrutura livre mais alta do mundo até bem pouco tempo e que segundo dizem, do alto desta torre pode-se ver em dias sem nebulosidade até a 160 km de distância , até a mesmo os vapores da cachoeira Niagra Falls são vistos.( Hoje a estrutura livre mais alta do mundo é o  Bhurj Khalifa no Dubai )                                    


CN Tower
Base da torre CN Tower, com grande movimento de turistas que chegam e saem, desta grande atração da cidade.
                                                 

CN Tower
Podemos observar que as plataformas de observação ficam principalmente nesta parte cilíndrica . Na parte mais de cima deste cilindro vemos o Lock Out Level, uma grande área com grandes painéis de vidro e que permitem ampla observação por parte do visitante a 346 m de altura. Um pouco mais abaixo para onde se vai através de um lance de escada, fica o Mirante Externo, protegido com resistentes grades de aço. Mais um lance de escada abaixo e chegamos ao Mirante Interno com molduras que sustentam os vidros e permitem também ampla observação externa da torre. Neste andar fica o Glass Floor, com grossas placas de vidro reforçado no chão, e assim permitindo uma observação direta da base da torre e o seu entorno  342 m abaixo. Agora bem mais acima do Look Out Level vemos o Sky Pod que é o ponto mais alto que se pode ir e fica a 447 m de altura.  
CN Tower
Para chegar no alto do Look Out Level, usa-se um elevador panorâmico.

Antiga Estação de Trens
Próximo a entrada da CN Tower vemos esta jóia conservada na forma de um monumento, com antigas instalações para as composições, algumas locomotivas ainda a carvão e outras a diesel do começo do Séc. XX
Antiga Estação de Trens
Com instalações preservadas para a visitação pública.
CN Tower
Assim vamos nos dirigindo para a entrada na base da torre para pegar o elevador até o Loock Out Level a 346 m de altura.
                                     
CN Tower
Chegando no interior da base da torre e procurando a entrada para os elevadores panorâmicos
 CN Tower
Shooping com lembranças para os turistas, um piso abaixo da entrada dos elevadores panorâmicos 
CN Tower
Entrada  dos elevadores panorâmicos. 
CN Tower
O piso na entrada do elevador tem impressa  a latitude do lugar .Pode-se ver que Toronto tem uma latitude bem alta, e seus invernos são muito rigorosos.

 CN Tower
O elevador panorâmico permite que se veja a paisagem em frente da torre.
 Lock Out Level , Observatório 
É a parte que fica a 346 m de altura com grandes painéis de vidro para a ampla observação do cenário em torno da torre. Nesta direção estamos vendo as margens do Lago Ontário, e a via Gardiner Expressway, que nos leva na direção de Niagara Falls que não apareceram na foto e neste dia não podiam ser vistas.
                                        
Lock Out Level, Observatório
Veista das margens do Lago Ontário e as instalações portuárias bem próximas do Toronto Inner Harbour e um pouco mais adiante a península onde fica o parque temático do Ontário Place, local preferido por  famílias com crianças pequenas. 
 
Loock Out Level, Observatório
Podemos ver parte da autoestrada  Gardiner Expressway  e o sistema de trilhos que partem da Union Station. O sistema de trilhos incluem vários níveis para atender um intenso movimento de composições.
                                  
Loock Out Level, Observatório
Vista logo abaixo da cúpula do estádio Roger Centre, conhecido também com Sky Dome e é a sede dos dois maiores times do Canadá o Blue Jays Baseball e o Argonauts, da Liga Canadense de Football( ou futebol americano para nós brasileiros) O seu comentadíssimo telhado retrátil no momento está fechado o que não nos permite ver  por dentro do estádio. 
Lock Out Level, Observatório
Vista da cidade crescendo aceleradamente nas ruas Front Street, King Street e até a Queen Street. Toronto cresce velozmente em um Canadá que busca  gulosamente a sua riqueza. 
Mirante Externo 
Descendo um lance de escada chegamos a este nível um pouco abaixo do Loock Out Level. Neste ponto o visitante estará em contato com o clima local frio ou ventoso que seja, separado do exterior apenas por uma grossa grade apoiada em barras de ferro. Pelo que pude entender este cuidado todo está em evitar acidentes em um local constantemente visitado por multidões.
                                      
Mirante Externo
Pode-se ver as margens do Lago Ontário, na direção das docas de Ferry Boat para as Toronto Islands. Como se pode ver, as ilhas conhecidas com0 Toronto Islands forma com a costa um grande remanso de águas calmas que são rapidamente aproveitadas para a instalação do Toronto Inner Harbour.
 Mirante Externo
Onde aparece uma das ilhas a s Toronto Islands, e onde existem estruturas de lazer que atraem público de Toronto.
Mirante Externo
Vistas das margens do Lago Ontário na direção de Niagara-on-The Lake, onde estão as cataratas de Niagara Falls.( Que não são vistas na foto) .
Glass Floor-Observatório Interno e Piso de Vidro
Descemos mais um lance de escada e chegamos ao Glass Floor-Obseervatório Interno e o Piso de Vidro, com placas de vidro reforçadas e onde as pessoas se deliciam observando o chão a 342 m abaixo.
 
Glass Floor-Observatório Interno e Piso de Vidro
As pessoas se deliciam fotografando através do piso de vidro reforçado as imagens a centenas de metros abaixo.
Glass Floor- Observatório e Piso de Vidro
Vista, através do vidro reforçado do piso, da entrada do estádio Roger Dome, a rua Bremmer Boulevard e a antiga e desativada estação de trens.
 
Observatório Interno
No mesmo piso do Glass Floor temos o Observatório Interno que embora muito bem envidraçado, os painéis de vidro contam com uma moldura reforçada, mas que permite ampla observação do cenário em torno da torre. 
Observatório Interno
Prédio novos ,modernos e muita construção logo abaixo da CN Tower 
Observatório Interno 
Vistas dos altos prédios envidraçados em torno da torre.
Observatório Interno
Vistas do crescimento da cidade na direção da rua Yonge Street. 
 Observatório Interno
Prédios envidraçados em torno do entroncamento entre as ruas Front Street West e a University Avenue onde vemos a estrutura redonda do Royal Alexandra Theatre .
Observatório Interno
Vista da Union Station, construída em 1927 ao tempo em que o trem a vapor estava se afirmando como transporte terrestre para o público e para cargas e por isso sua arquitetura interna se parece com uma catedral medieval, tal era a importância que os arquitetos queriam dar a obra. Pode-se ver pelo intrincado de trilhos que a estação ainda fervilha de atividade, ensinando assim que a importância do transporte ferroviário para passageiros e cargas tem enorme importância. 
Observatório Interno
Vista dos trilhos que levam a Union Station e os curiosos Skywalk, ligando o Metro Convention Centre com ao Olympic Park, bem ao lado da CN Tower. Estes corredores suspensos tinham como finalidade possibilitar a travessia deste feixe de trilhos que possibilita a chegada de centenas de composições  a Union Station e tem como finalidade maior a passagem da população não só para a CN Tower como também o Roger Centre, vindo das ruas Front Street e Bay Street. Hoje existe uma passagem mais prática, a rua York Street, que, vindo da Front Street na direção da rua Bremmer Boulevard, simplesmente passa por baixo dos trilhos. 
Observatório Interno
Vista das margens do Lago Ontário na direção Leste, onde se encontra as Docas do Ferry Boat. 
Observatório Interno
Vista do Toronto Hinner Harbour, parte das Toronto Islands e o inefável horizonte de água do colossal Lago Ontário. A impressão que se tem é a de que estamos diante de um imenso oceano sem fim. Mas não, estamos diante de um lago de água doce e  depois daquele horizonte encontramos as terras pertencentes ao vizinho do Canadá, os EUA. 
                                       
Observatório Interno
Vista da base da CN Tower com a antiga e desativada estação de trens, o Olympic Park e alguns Skywalk que passam por cima dos trilhos da Union Station. 
 
Observatório Interno
Vemos a antiga e desativada estação de trens e logo depois a margem do lago a rua Queens Qay local de grande atividade de lazer muito animado com cafés, restaurantes é uma área de pedestres que também oferece lojas, artistas de rua e a soberba vista do Lago .Podemos ver também algumas marinas com seus barcos atracados. 
Observatório Interno
Vista das marinas e seus barcos ao longo da rua Queens Quay, local de muita animação.
Observatório Interno
Vista das Toronto Islands o remanso entre as ilhas e a margem e as marinas do Queens Quay.
Observatório Interno
Vista das marinas do Queens Quay
Observatório Interno
Uma das marinas do Queens Quay e com seus iates atracados.
Observatório Interno
Vistas do Queen's Quay, com as suas inúmeras marinas. 
                                    
Observatório Interno
Vista das Toronto Islands e o hori9zonte aquático do Lago Ontário. Do outro lado do horizonte estão os EUA. Pode-se ver uma comunidade de lazer na margem interna da ilha, cujo passeio é recomendável uma vez que se tem de lá um das vistas mais espetaculares da cidade de Toronto, com a moldura monumental da CN Tower.
 
Observatório Interno
Vista de uma das ilhas Toronto Island e a comunidade na margem interna da ilha de onde se tem uma das mais espetaculares vistas de Toronto. 
 
 
 

Observatório Interno
Vista do Toronto Ciy Airport bem em frente e com muita atividade.
                                      
Observatório Interno
Um avião manobra para aterrissar no Toronto City Airport.
Observatório Interno
Um avião manobra para decolar no Toronto City Airport.
                                     
Observatório Interno
Vista de toda a pista do Toronto City Airport, separado do Toronoto Hinner Harbour pelo Western Gap. O aeroporto é atendido constantemente pelo Airport Ferry.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário