Passeio Pela Rua Bay Street e no Brookfield Place
Old City Hall Começo da Rua Bay Street
Fachada da Velha Prefeitura de Toronto, joia arquitetônica do Séc. XIX que já descrevemos no Post de 09/05/2014 e onde começaremos na rua que vamos visitar, a Bay Street.
Old City Hall, Começo da rua Bay Street
Como se pode ver, em frente da Antiga Prefeitura de Toronto, existe um contínuo e alegre movimento de pessoas agitando, animando de forma aprazeirada em constante e aparente folguedo.
Rua Bay Street
Podemos ver a Torre da Antiga Prefeitura de Toronto que vai ficando para trás enquanto a multidão ruidosa vai nos carregando na direção oposta.
Rua Bay Street
Já podemos divisar o inconfundível perfil do de um dos Prédios do Brookfield Place, enquanto entramos num ambiente mais tranquilo da rua, ao que parece, mais dedicado a operações com negócios, pois por aqui fica a Commerce Court West, a Câmara do Comércio de Toronto.
Rua Bay Street
Uma das Torres do Brookfield Centre já aparece bem destacada dos demais edifícios do Centro de Toronto.
Rua Bay Street
Uma das Torres do Brookfield Centre que é um monumental prédio.
Rua Bay Street
Os já incontáveis prédios monumentais inteiramente envidraçados refletem-se entre si, imagens uns dos outros, reproduzindo o real com o virtual, exponencialmente.
Rua Bay Street
Bem defronte a uma das torres do Brookfield Place avistamos este prédio inteiramente dourado, tremeluzindo em reflexos de ouro, fascinante, refulgindo uma riqueza de sonhos fabulosos.
Rua Bay Street
O prédio em frente ao Brookfield Place, envidraçado em dourado metálico reflete as Torres Do Brookfield Place.
Sinto-me como o saudoso ator Mazaropi, em seu famoso personagem, o Jéca, que se maravilhava com tudo quando deixava a roça e ia visitar a cidade grande! E não poderia ser diferente. Toronto apresenta-se com uma exuberância, uma explosão de suntuosa arquitetura, que é o reflexo de uma fabulosa riqueza que pode deixar os visitantes bastante atordoados.
Rua Bay Street
Entrada da prédio em frente a entrada da galeria do Brookfield Place .
Rua Bay Street
Entrada do prédio em frente a entrada da galeria do Brookfield Place e o seu vizinho, o prédio de vidro que parece uma torre encantada de ouro.
Rua Bay Street
Entrada Monumental da Galeria Brookfield Place. O aspecto monumental da galeria tem um motivo relevante, o seu arquiteto é o famoso Santiago Calatrava, cujo projeto venceu a concorrência em 1992. Portanto estes arcos de exímia eficiência e magnífica simetria já são a demonstração da genialidade humana, expressão dos gênios que carregam as luzes que nos ajudam, através da arte, a descobrir o estupendo, contido na forma.
Rua Bay Street
Marco grandioso na calçada da rua e na entrada da Galeria do Brookfield Place.
Galeria Brookfield Place
Com uma obra de arte chamada de ¨Tentáculos¨ bem na entrada dos espaços reservados os lobbies para lojas de comércio e escritórios.
Galeria Brookfield Place
Obra de arte ¨Tentáculos¨, em uma moldura ao lado da porta de entrada do lobbies para lojas e escritórios.
Galeria Brookfield Place
Lobbies para lojas de comércio e escritórios.
Galeria Broockfield Place
Santiago Calatrava projetou uma galeria de 27 m de altura com arcos, belíssimos e leves , em aço e vidro cobrindo uma área equivalente a um grande campo de futebol. A galeria foi inspirada na Galeria Vittorio Emmanuele de Milão, construída no Séc. XIX. Esta, primeira parte da galeria é sustentada por oito suportes livres que se projetam para o alto num plano único. As pessoas locais costumam reconhecer os visitantes pelo olhar esgazeado , a boca aberta e o queixo caído, mas não se surpreendem mais com esta ocorrência tão corriqueira.
Galeria Broockfield Place
Foi preservada a fachada do antigo Midland Commercial Bank, que foi construído em 1845. Esta fachada tradicional e seus salões interiores foram restaurados e é hoje ocupada pela RBC-Dominion Secutiries and Cline Mine Corporation. Ao quebrar a uniformidade da galeria com um prédio preservado Calatrava permite a apreciação do contraste por parte do observador.
Galeria Brockfield Place
As colunas esguias e inclinadas enganam o olho humano enquanto se curvam e formam uma alta cúpula. Nesta cúpula a luz natural filtra através de venezianas vistas no alto e assim aumentam a impressão de uma rua com árvores alinhadas , como se fossem uma orla, uma moldura enriquecendo a funcionalidade da complexa montagem de aço e vidro.
Galeria Broockfield Place
Um dos deslumbramentos desta obra prima de Santiago Calatrava está nos arcos de quase parábolas, que elevam a cúpula a perder de vista, quase ao infinito.
Galeria Broockfield Place
A Praça Sam Pollock Square que em julho de 2007 foi nomeada Sam Pollock Square, em honra a Samuel Patterson Smith Pollock, um grande canadense e negociante de sucesso.
Galeria Broockfield Place
A praça Sam Polock Square ,planejada pelo genial Santiago Calatrava é formada por dezesseis arcos de aço e vidro com venezianas no alto. Os arcos apresentam os braços entrelaçados para criar a impressão de palmeiras, criando a inspiração e o sentimento de uma cobertura florestal. Os arcos sobem em evidente contraste com os arcos de concreto que limitam e cercam a praça.
Galeria Broockfield Place
No centro da praça Sam Polock Square vemos uma fonte, também planejada por Santiago Calatrava que marca efetivamente este espaço . Cercada por um anel de granito vermelho exibe no quatro sessões de um cilindro de aço. Ele é profundamente recortado em profundas fatias que se inclinam para o seu interior . Deste interior jorra um jato de agua pulverizada que tem a função de amenizar o ambiente.
Galeria Brockfield Place
Abrindo-se para a praça Sam Polock Squre temos esta loja conhecida como Hockey Hall of Fame, que celebra a história do Hockey e honra aqueles que de alguma forma tenham contribuído para a consagração deste jogo. entre estes agraciados está Sam Pollock um de seus mais respeitados membros
Rua Yongue Street
Monumento nos fundos da Loja Spirit of Hockey ao Time do Século do Canadá. Este é um monumento dedicado ao Time do Século do Canadá que obteve uma vitória final sobre ao URSS em 1972, sendo assim considerado um dos momentos mais excitantes da história esportiva do Canadá. O monumento foi inaugurado em 10 de novembro de 2000 e é dedicado a vitória de 1972 do Time do Século do Canadá.
Rua Yongue Street
Junto ao monumento ao Time do Século do Canadá temos esta moeda cunhada em 1972 para ressaltar um dos momentos mais importantes da história esportiva do Canadá.
Galeria Brockfield Place
Praça Sam Polloc Square e a fonte no centro da praça cercada dos dezesseis arcos de aço e vidro que imitam troncos de palmeiras.
Galeria Brockfield Place
Mostrando os arcos de concreto que limitam o espaço da praça Sam Pollock Square que é cercada de lojas e comércio dos mais diversos tipos de produtos
Galeria Brockfield Place
Mostrando o acesso da Praça Sam Pollock Square para o corredor da Galeria em direção a entrada, vista por baixo de um dos arcos de concreto que limitam a praça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário