segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Stanley Park e os Totens Pole /Vancouver

Visita ao Stanley Park

Trolley Puxado a Cavalos
Para facilitar o deslocamento dentro do Stanley Park, os visitantes dispõem de um serviço de transporte como esse, um trolley aberto e que se desloca vagarosamente permitindo a apreciação deste magnífico parque.
Downtown de Vancouver
Vista da margem da baia Burrard Inlet, no Stanley Park.
Canada Place
Visto da margem da baia Burrard Inlet, no Stanley Park.
 
Deadman Island
Com um palácio e um mastro com a Bandeira canadense, tendo ao fundo o Downtown de Vancouver, visto da margem da Burrard Inlet, no Stanley Park.
 
 

                                       
Downtown
Vista do dowtown de Vancouver com o destaque para a torre panorâmica do Harbour Centre Tower e parte do Canada Placwe, vistos do Stanley Park
Stanley Park
Vista do local onde estão os Totens Pole, na margem do Burrard Inlet.
 

Portão de Entrada do Toten Pole
Com esculturas alusivas das culturas que criaram o conceito de Toten. Este portão esculpido cria a sensação no visitante de estar sendo  bem-vindo pelas Primeiras Nações originais os Musqueam e os Squamish ,que tinham neste parque seus lares.

                                                 
Toten Com Inúmeras Personagens Superpostas
Estes totens são réplicas dos originais que foram retirados da Alert Bay. A maior parte dos totens da Costa Oeste do Canadá é feita de cedro, madeira fácil de esculpir e resistente. Cada nação ou tribo tem o seu estilo individual e sendo assim não se tratam apenas de figuras entalhadas, mas um estandarte que proclama sua identidade.  
 
 
 
Presença do Corvo como Ave Sagrada
Um personagem muito forte que aparece frequentemente nos totens é o Corvo, associado a criação  do homem a partir de uma grande concha de marisco. Portanto o corvo tem para muitas culturas da América do Norte um caráter especial e sagrado, bastante diferente da nossa visão que geralmente associa o corvo a momentos agourentos.
 

                                        
Conjunto de Réplicas de Totens Preservados 
Em 1884 o Governo do Canadá, que hoje reconhece o fez de forma equivocada, proibiu a produção de Totens e outras importantes cerimônias das Primeiras Nações, e as autoridades os encorajaram  a vender e a destruir suas máscaras cerimoniais, abandonar seus idiomas  e seus tradicionais meios de vida. Durante este período muitas das Primeiras Nações perderam seus totens ,outros foram comprados por colecionadores e muitos dispersos para outros lugares. . Sete destes totens, removidos de Alert Bay, Skidegate e Rivers Inlet foram trazidos para Lumberman's Arch em 1936 , restaurados e  mandados para museus. Foram realizadas réplicas destes totens que então estão expostos nesta área do Stanley Park. 
 
Toten Kakaso'Las
 Conforme ficou registrado pelas Primeiras Nações, as pessoas vinham de muito longe em busca de seus significados. No alto vemos um personagem tremendo, com asas abertas que é o Pássaro do Trovão, assentado acima do Urso do Mar que que segura um Baleia Assassina, a Orca. Logo abaixo está o Homem, acima do Sapo. Abaixo do Sapo está o Bak' Was, o Homem Selvagem das Florestas. Abaixo deste  está o Dzunukwa, o Gigante e tudo isso é sustentado pelo Corvo.
Tunderbird House Post
Poste esculpido que  era usado nas casas de cedro das Primeiras Nações para sustentar os travessões e vigas  do grande telhado. Este poste é uma réplica dos totens esculpidos no começo dos anos 1900 pelo artista Kwakwaka'walw , conhecido como Charlie James  . Esta réplica foi realizada por Tony Hunt em 1987, para substituir a antiga,  hoje no Vancouver Museum.  Acima dominando o Totem está a figura tremenda do Thunderbird, o pássaro do trovão e logo abaixo o Urso Grizzly, que sustenta uma pessoa.

Chief Wakas Pole
Usado em cerimônias dos Kawarwaka'Wakw, era chamado de Totens falantes, pois acreditavam  que eles realizavam importantes discursos em honra de seus chefes. Este representa o Toten Falante pertencentes a casa do chefe dos Wakas na Alert Bay, durante os anos de 1890.O bico do Corvo abria para formar uma entrada cerimonial, enquanto o corpo do Corvo estava pintado na frente da casa. A réplica deste totem foi realizada pelo artista Dong Cranmer, em 1987.No alto do totem está o Tunderbird de asas abertas e logo abaixo a Baleia Assassina, a Orca,, sustentada por um Lobo. Abaixo do lobo está o Homem Sábio e logo abaixo, com um bico proeminente o pássaro mítico Huxwhukw. Abaixo do pássaro mítico está o Urso e o já citado Corvo.
 

Aproximação do Chief Wakas Pole
Onde se pode ver a Baleia Assasina, o Lobo, o Homem Sábio e o Huxwhukw, o Pássaro Mítico.
 
Oscar Maltipi Pole, entre dois outros Totens
Segundo as Primeiras Nações existiam histórias que contavam, que os animais e seres sobrenaturais contribuíram na formação de linhagens de famílias humanas. Estas histórias eram celebradas em canções, danças e esculturas de Totens. O artista Kwakwaka'wakw, Oscar Maltipi esculpiu este totem em 1968. O Totem mostra o Thunderbird, no alto e abaixo a  Baleia Assassina
 
Sky Chief Pole, o Totem do Chefe do Céu.
O Totem de Chefe do Céu, foi esculpido pelo artista Hesquiat chamado de Art Thompson em 1988 e que traduz importantes características da história dos Nuu-chah-nult. Acima está o Chefe do Céu segurando a Lua, logo abaixo dele está o Kingfish o Rei dos Peixes e  a seguir o Thunderbird, o Pássaro do Trovão. Na seqüência de cima para baixo ainda está a Lightning Snake  a  Serpente do Relâmpago, o Wolf o Lobo e por fim o Homem Sábio.

Skychief Pole, o Totem do Chefe do Céu
Em outra aproximação para apreciar os personagens do Totem.
                                  
Local dos Pole Totens e a vista do Downtown de Vancouver.

 


Portão de Entrada do Totens Pole

Nenhum comentário:

Postar um comentário