quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Chegando a Vancouver

Chegando a Vancouver
 
 
Canadian Rockies
Ao nos aproximarmos de Vancouver, ainda pela janela do avião,  podíamos ver as ¨Canadian Rockies¨, montanhas impressionantes em seu maciço rochoso, em suas grandes altitudes, e seus picos cobertos de neve, mesmo nessa época ainda não bem no final do verão, que só irá terminar no dia 21 deste mesmo mês. Saímos no dia anterior do Brasil,  e pousamos em Toronto depois de 12 horas e logo a seguir pegamos outro avião para um longo voo até Vancouver. Embora estejamos cansados, pela viagem e peas 4 horas de diferença no fuso horário, sentimos um grande entusiasmo pelo tamanho da grande aventura que nos espera.
Candian Rockies
Alguns picos nevados se destacam sobre os outros e devido a incidência da luz no vapor d'água da atmosfera o efeito na paisagem é como o  se formassem  camadas, assim como se fosse um cenário de teatro, mas grandioso,  magnífico!
West End
Este é um bairro da Central Vancouver onde ficamos hospedados. A rua que estamos vendo é a Denman Street, que liga a English Bay a Burrard Inlet, importantes porções de água que cercam a península onde está  a parte de Central Vancouver, e suas atrações, focos para o conhecimento da cidade como o Gastown e o Chinatown. Nesta esquina se cruzam duas ruas muito importantes que são a Denman Street e a Robson Street. Fomos descendo a Robsos Street  até a Robson Square, onde se de encontram os moradores de Vancouver em seus momentos de lazer.
                            

Robson Street no West  End
Caminhando pela Robson Street em direção a Robson Square, podemos observar toa a modernidade de Vancouver, com seus altos e modernos arranha-céus de vidro ainda brilhando de tão novos!

Robson Street no West End
A visão de altos e flamantes arranha-céus é muito comum para quem caminha pela Robson Street, mas esta torre, do Empire Landmark Hotel, chama atenção por ter esta extremidade arredondada, que permite uma ampla visão panorâmica da cidade.
Robson Street no West End
Os prédio altos, flamantes, novinhos em folha, demonstram a moderna prosperidade de Vancouver!
Robson Street no West end
O prédio branco com aparência de castelo é o Fairmont Hotel Vancouver, o mais tradicional, antigo e famoso  hotel da cidade.
Robson Square no Downtown
Alegre, democrático e espaçoso ponto de encontro da população da cidade. Pela praça são distribuídos estes grandes almofadões brancos e guarda-sóis onde as pessoas podem se refestelar em autêntico e merecido ócio. Porém em torno desta praça ficam atrações impressionantes, como a Vancouver Art Gallery, o Vancouver Citty Center e logo depois o Pacific Mall, para os que quiserem fazer alguma coisa diferente ou ilustrar-se com a oferta cultural da Art Gallery ou distrair-se com compras no Citty Center ou o Pacific Mall.
Robson Square no Downtown
Edifício Vitoriano de 1906, a Vancouver Art Gallery, representa um desfio ao visitante, pois expõem uma grande variedade de obras nacionais e internacionais, aos quais trarão preciosa informação. Como estamos diante da Robson Square, a tendência hedonista que a praça nos sugere é a de deixar para depois esta importante visita, mas não nos deixemos enganar, pois se trata de uma visita obrigatória, conforme pude constatar mais tarde.
Robson Square no Down Town
Com seus almofadões e guarda-sóis espalhados com as pessoas desfrutando ao máximo a oportunidade de lazer. No fundo podemos ver o mal da Sears, o Vancouver City Center.
Robson Square no Downtown
Caminhos que levam ao envidraçado e suntuoso prédio da Law Courts. Embora sejam prédios voltados a prática das tramitações judiciárias sempre vale uma boa olhada  para admirar sua arquitetura externa.
Granville Street
Logo depois da robson Square dobramos na rua Granville Street, que vai nos levaro a Harbour Centre. Como se pode ver a rua tem uma grande aglomeração de público buscando não só suas lojas e restaurantes de diversos formatos, mas uma pura atração cultural de grupos de imigrantes chineses que se manifestam em eventos organizados.
 
Granville Street
Grupos organizados de imigrantes chineses promovem o Tian Jin  Cultural Festival, despertando grande atenção do público que passa pela Granville Street.
                                         
Granville Street
Esta é o cruzamento com a West Hasting Street, onde podemos ver o Sinclair Centre, com sua cúpula de cobre e o velho relógio. E esta cúpula verde do Sinclair Centre? Ora já vimos este cenário em algum filme, pois é um dos locais favoritos de locação para filmes feitos em Holywood. 

Granville Street
Cruzamento com a West Hatings, fica este Velho Relógio, aí instalado desde 1907, em frente ao Main Birks Store Mall por quase 90 anos. Durante gerações os moradores de Vancouver usavam este ponto como referência para encontros , que exercia assim um autêntico fascínio nas pessoas, talvez em razão de seu sóbrio e autêntico estilo vitoriano. 

                                         
West Cordova Street
Estação da Canadian Pacific Railway, a antiga  Pacific Central Station, hoje a Waterfront Station de onde partem os ferries para Londsdale Quay, na North Vancouver, atravessando a Burrard Inlet, passeio este que se obtém belíssimas imagens de Vancouver Downtown da margem da baía.                             
 
 
Interior da Estação da Canadian Pacific Railway
Hoje a Estação Waterfront Station com sua arquitetura típica do Séc XIX.
 
West Cordova Street
Monumento em homenagem aos operários da Pacific Railway Company, que perderam suas vidas durante a Primeira Grande Guerra(1914 a 1918) e a Segunda(1939 a 1945).O monumento fica em frente a antiga estação da Canadian Pacific Railway.     
                                    
Prédio da Hudson Bay Company
Prédio tombado como ¨Hertage Building¨ da Cidade de Vancouver. Pertencente a Hudson Bay Company, onde funciona uma loja de departamentos, foi construído entre 1916 e 1950. A Hudson Bay Company por sua vez foi criada em 1670, operando através de postos de comércio e promovendo o desenvolvimento da parte oeste e norte do Canadá, durante o Séc XVIII e XIX
Prédio da Sears na Robson Square
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário