segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gastown

Chegando em Vancouver-Gastown

Gastown e o Harbour Centre Tower
Como podemos ver a Gastown é um local de intensa alegria em Vancouver. Suas ruas  com casas e arquitetura típica de suas residências, lojas, restaurantes e cafés, bem como seus postes de iluminação imitando a iluminação a gás , com vasos floridos decorando e alegrando o ambiente, com e o constante passar de turistas animados. No fundo da foto podemos ver  Harbour Centre Tower, decorando o Gastown e de onde temos vistas panorâmicas espetaculares da cidade.
Casas Em Pátina
A aparência das casas e residências é muito pitoresca, lembram as¨ Velhas Casas de Chás Inglesas¨ que dá ao visitante a sensação da imersão em um mundo diferente, fazendo-o esquecer-se completamente do que está fazendo ali. A pintura das casas é como se fosse uma pátina fresca, recém aplicada e muito polida, o que nos enche de admiração.
Ambiente de intensa tranquilidade
Enquanto a grande fluxo de turistas correm por suas ruas, a população local prossegue tranquilamente com suas rotinas. E é por isso que ao chegar a esta parte de Vancouver, com sua arquitetura de sonho, suas vielas sombreadas e seus postes de luz imitando iluminação a gás e decorados com vasos de flores, traduz  ao visitante uma sensação de intensa tranquilidade.
Calçadas Ocupadas por Turistas
Com suas lojas abertas e frequentadas, as calçadas do Gaslamp estão tomadas por intensa movimentação de turistas. A vantagem é a de que você não se sente um estranho no meio de tantos estranhos de tantas partes de todo o mundo.
Water Street no Gastown

Gastown Steam Clock ,Relógio Movido a Vapor
Construído na década de 1870, é considerado um dos mais antigos exemplares de relógios movidos a vapor. Como se pode ver, ele está expelindo vapor d'água o tempo todo e toca a cada 15 minutos, o que faz os turistas, assim como eu, a se aglomerarem a sua volta nestes instantes.
 
Gastown Steam Clock
Desenhado e construído por Raymond L.Sanders , sopra assobios de vapor a cada 4,5 minutos e a cada 15 minutos toca o conhecido tema dos carrilhões de Westminster.
Gastown Steam Clock
 
Animação em Gastown
Bares e restaurantes frequentados por um clientela jovem e animada que prefere as mesas colocadas nas calçadas e iluminadas pelo despretensioso sol destas elevadas latitudes.
Triangular Building
Lembra bastante o Flatiron Building, conhecido também como Ferro de Passar, de Nova York. Foi construído entre 1908 e 1909 para ser um hotel e fica nas esquinas das ruas Alexander e Powell, bem em frente a famosa estátua de ¨Gassy Jack¨, cuja exuberante personalidade deu nome ao bairro de Gastown.
                                  
Monumento a ¨Gassy¨Jack
No encontro das ruas Water Street e a Carrol St
 
¨Gassy¨Jack, Pai Fundador de Gastown
Gasssy Jack(1830 a 1875), tinha o nome de John Deighton , nasceu em Hull na Inglaterra. Era aventureiro, piloto e capitão de barcos fluviais. Mais conhecido pelos seus ¨Gassy¨( Que contém muito gás.), monólogos que fazia no Saloon de sua propriedade, o DeightonHouse Hotel, erguido neste local nos primeiros lotes demarcados.
¨Gassy¨ Jack, Pai Fundador de Gastown
O Saloon de Gassy Jack foi queimado no incêndio de 13 de junho de 1886 e em 25 de dezembro de 1996 finalmente esta estátua foi dedicada a cidade de Vancouver pelio proprietário deste local histórico, de nome Howard Meakin, a terceira geração de proprietários a partir de Jack.

 Placa de Bronze na Base do Monumento a Gassy Jack
A placa informa que no local do monumento a Gassy Jack existia uma velha árvore Maple na sombra da qual os pioneiros se encontraram em 1885 e escolheram o nome de Vancouver para esta cidade. Como se pode ver o local era bem importante para os pioneiros, pois Gassy Jack já tinha morrido a pelo menos 10 anos! Pode-se observar também que a base do monumento a Gassy Jack tem a forma de uma base de tronco, com certeza lembrando a  devocional árvore de Maple.
OK BOOT CORRAL
Loja bem atrás do monumento a Gassy Jack lembrando o pioneirismo do local com personagens cinematográficas como Clint Estwood, Jon Wayne, Luciano Gemma, etc. O turista frequenta suas vitrines sempre fascinado com estas sugestões!
The Old Spagetti Factory
No Gastown existem muitos bons restaurantes, não é preciso escolher muito. Este porém, o restaurante The Old Spagetti Factory, além de uma boa e saborosa comida, oferece este estupendo ambiente barroco decorado fortemente com vitrais e luminárias coloridas! Vale a pena experimentar. O que nós pedimos? Ora, nada demais para este Canadá próspero e abundante, pedimos um salmão grelhado com arroz de brócolis e salada Cézar.
Carral Street
Logo depois do almoço encontramos este interessante mercado popular que funciona no modelo de ¨Mercado Das Pulgas, onde todos os que tem algo que não quer mais e quer vender oferece nestes quiosques. Ate que é bem promissor, mas só que você a mais de 10 000 km de casa tem um problema adicional ao adquirir certas coisas como por exemplo, transporta-las!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário