terça-feira, 22 de julho de 2014

Québec&Sainte-Anne-de-Beaupré

Visita ao Santuário Sainte-Anne-de-Beaupré
Basílica Sainte-Anne-de-Beaupré
Um dos lugares mais sagrados do Canadá, o templo é dedicado a mãe da Virgem Maria. Podemos ver as fachada do templo com as duas torres, lembra o estilo românico das igrejas francesas da Normandia francesa. este é um fato surpreendente desta basílica, onde sua decoração é em estilo medieval, com as imagens e os mosaicos internos de aparência românica.
                                                    
Fonte Com a Imagem de Santa Ana e a Virgem Menina
A fonte em frente da Basílica cuidadosamente construída em concha que transborda água igualmente em todas as direções. Esta é a ideia da Imaculada Conceição,  a concepção da Virgem Maria foi livre do Pecado Original e por isso derrama suas graças igualmente sobre o mundo.
Fonte Com a Imagem de Santa Ana e a Virgem Menina
No meio da praça e cercada por coloridas casas e uma floresta onde apontam copas de Bordo, com sua folhagem vermelha do outono. 
Basílica Sainte-Anne-de-Beaupré
Em 1650 um grupo de marinheiros chegou neste local após um terrível naufrágio e, em agradecimento construiu uma capela a Santa Ana, a padroeira dos naufragados. Posteriormente foi construída uma igreja no local, que desde 1658 foi nomeada Basílica. Esta basílica sofreu um incêndio em 1922 e a versão atual foi construída em 1923 e consagrada em 1976. 
Fonte com Santa Ana e a Virgem Menina.
Vista do entorno da praça de frente para a basílica, com inúmeras lojas de lembranças e hotéis para os peregrinos. A local recebe cerca de 1,5 milhões de peregrinos e visitantes por ano, incluindo os que participam da Procissão que ocorre no dia 26 de julho, dia de Santa Ana.  
Escadaria e Arcos  Monumentais na Entrada da Basílica
Observar a fachada da basílica é observar a monumentalidade da religião, que eleva os espíritos para o transcendente e a infinita grandeza do Poder Criador. Em 1876 Santa Ana foi proclamada padroeira de Québec e em 1887, a igreja existente adquiriu o título de basílica. A partir de 1878 passou a ser  gerida por padres da ordem religiosa do Redentor 
Arcos, Rosáceas e Torres Monumentais
Esta arquitetura monumental transmite o efeito onde as orações realizadas com humildade, diante do grandioso e do colossal, será elevada ao Espírito Criador e Gerador de toda a existência. As torres materializam a consciência desta ligação entre o finito e terrestre mundo humano o inefável infinito superior.
Pórtico de Entrada
Chama a atenção o quadro de Santa Ana e o seu papel de Padroeira e logo abaixo uma porta da cobre avermelhado e com quadros impressos em relevo.
Pórtico de Entrada
Acima da entrada vemos o Painel de Santa Ana, padroeira de Québec. Depois da borda e acima podemos ver o Rosácea, formada por caixilhos circulares  vitrais coloridos. 
Santa Ana Padroeira de Québec 
Painel de Santa Ana acima da porta de entrada.
Porta de Entrada 
Fabulosa porta de entrada em cobre vermelho e quadros com relevos.
Porta de Entrada
Porta em cobre vermelho com quadros, em relevo, com passagens do Evangelho . Jesus Caminha Sobre as Ondas. e vendo o trabalho que eles tinham em remar porque o vento lhes era contrário, lá junto da quarta vigília da noite foi ter com eles, andando por cima das águas.
 Porta de Entrada
Quadro em alto relevo sobre a passagem do Evangelho. Batismo de Jesus: E aconteceu que, como recebesse o batismo todo o povo, depois de batizado também Jesus, e estando em oração, abriu-se o céu .E desceu sobre ele o Espírito Santo em forma corpórea como uma pomba, e soou do céu uma voz que dizia: Tu és aquele meu Filho especialmente amado; em tí é que tenho posto toda a minha complacência.
 Porta de Entrada
Quadro em alto relevo sobre a passagem do evangelho sobre a Parábola: ¨A semente é a Palavra de Deus. A que cai à borda do caminho, são aqueles que a ouvem: mas depois vem o diabo, e tira a palavra do coração deles, porque não se salvam crendo. Quanto a que cai no pedregulho, significa os que recebem com gosto a palavra quando a ouviram: e estes não tem raízes: porque até certo tempo creem, e no tempo da tentação voltam atrás. E a que caiu entre espinhos: estes são os que a ouviram, porém indo por diante, ficam sufocados dos cuidados e das riquezas,. e deleites desta vida, e não dão frutos. Mas a que caiu em boa terra: estes são os que ouvindo a palavra com coração bom, e muito são, a retém e dão fruto pela paciência.
Porta da Entrada
Quadro e alto relevo sobre a passagem do evangelho sobre Jesus na Casa do Pai Celeste. E aconteceu que três dias depois o acharam  no Templo , assentado no meio dos doutores ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E todos os que ouviam, estavam pasmados da sua inteligência, e das suas respostas.  
Porta da Entrada 
Quadro em alto relevo com Jesus no centro e os doze apóstolos.
Arco da Entrada
Imagem românica e rosácea com caixilhos circulares e vitrais coloridos. 
Arco da Entrada
Com as imagens dos apóstolos, sendo que então está presente São Paulo, o Apóstolo dos gentios, cujo símbolo é a espada.  
Arco da Entrada
Com as imagens dos apóstolos, sendo então que São Pedro detém as chaves. 
                                                
Entrada do Vestíbulo Para a Nave 
Com um mosaico dourado acima da porta
Entrada do Vestíbulo Para a Nave
Mosaico dourado representando a figura do Criador do Sol, da Lua, das  Estrelas, da Terra e de todas as criaturas que vivem sobre ela. 
 Interior da Basílica
Piso em mosaico combina com a decoração do teto, também em mosaico.
 Interior da Basílica
No alto da cúpula do altar, vemos uma figura se destacando do mosaico, que reúne Santa Ana, a Virgem Maria e o Menino Jesus.
Interior da Basílica
Figura do mosaico na cúpula do altar mostrando Santa Ana, a Virgem Maria e o Menino Jesus, destacados em dourado. Acima da figura central está o Deus Pai e o Espírito Santo, formando a Trindade. 
 Interior da Basílica
Colunas com capitéis sustentam arcos sucessivos sustentando a cúpula e  guarnecendo o altar.
 Altar Com Crucifixo
Janelas com Vitrais Coloridos e Paredes Decoradas com Mosaico em Toda Extensão 
Arcos e Cúpulas Decoradas com Mosaico e Figuras Destacadas em Dourado 
Ampla Nave Sustentada por Duas Séries de Altas Colunas 
Colunas Com Ex-Votos
São duas as colunas com ex-votos de devotos que tiveram uma Graça alcançada. 
Figuras do Mosaico Destacadas em Dourado
Podemos ver a figura da morte de Santa Ana. As figuras que assistem sua morte são sua filha, a Virgem Maria e o seu esposo São Joaquim.
 Cúpula da Basílica
Decorada com mosaicos em toda a sua extensão.
Imagem de Santa Ana
Em destaque na ´nave da Basílica esta estátua de Santa Ana com a Virgem nos braços,  fica em frente as relíquias de Santa Ana ofertadas ao templo pelo Papa João XXIII em 1960. 
Mosaicos Na Cúpula do Altar da Família Sagrada 
Altar da Família Sagrada. 
Cúpula da Basílica Toda Decorada Com Mosaicos Dourados 
Piso Inferior
Nave abaixo do piso para complementar espaço para os fiéis. Curiosamente esta é uma pratica que se encontra em muitas igrejas francesas, como é o caso da Saint Chapele em Paris e a do Santuário de Santa Terezinha . 
 
Piso Inferior
Com arcos góticos e painéis com os Santos da Devoção em Québec. 
 Piso Inferior
Com um altar central com a imagem de Santa Ana e nos nichos painéis amplos com os santos de devoção de Québec.
 
Piso Inferior
Réplica da Pietá escultura de Mighelângelo, consagrado escultor do renascimento italiano. 
Piso Inferior
Com uma das representações da Via Sacra em esculturas metálicas e bem definidas. Esta estação da via Sacra é ¨Jesus Meurt Sur Croix¨, Jesus Morre na Cruz.
 
Praça em Frente a Basílica de Sante-Anne-du-Beauprés. 
Estamos voltando para Québec, não sem  comprar algumas lembranças nas lojas em torno da praça.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário