terça-feira, 8 de julho de 2014

Québec&Cabane à Sucre

 
Visita a uma Cabane à Sucre
Saindo de Mont Tremblant em Direção a Québec City
Percorremos esta auto estrada movimentada cortando grandes áreas cobertas por florestas que ocupam boa parte desta província . Estamos na província de Québec originariamente parte de um imenso território colonial francês conhecida como Nova França que se estendia desde o Golfo do México, passando pela atual província de Ontário e a de Quebec, quase até o Círculo Polar Ártico e a Oeste alcançando as Rochosas. Portanto o francês falado nesta província é um sólido resultado da grande influência universal que a França exercia.
Florestas Com a Presença do Bordo ( Maple )
Em meio ao abundante verde da florestas destacam-se manchas de folhagens vermelhas que pertencem ao Bordo, símbolo do Canadá e que está estampada em sua bandeira nacional desde 1965. O Bordo apresenta-se principalmente em dois tipos, o Bordo Vermelho, ou melhor o Red Maple( Acer rubrum) ou o Bordo-Doce ( Acer saccharum) e pode atingir até 30 m de altura e seu tronco medir 1 m de diâmetro.  
 
 
 A Importância do Bordo ( Maple)
O principal produto do Bordo é o xarope,o Maple Syrup e seus derivados, porém sua madeira dura pode ser usada na fabricação de móveis. O xarope de Bordo é fabricado a partir da extração da seiva da árvore, num processo muito parecido com o adotado pelo seringueiro na Amazônia. Depois a seiva extraída é levada a caldeirões onde é fervida e se transforma numa calda adocicada, o consagrado  Maple Syrup, que para nós brasileiros, é o xarope de Bordo. 
História do Maple Syrup ( Xarope de Bordo)
Os habitantes das Primeiras Nações usavam o Xarope de Bordo para adoçar sua alimentação. Portanto estes povos descobriram como extrair a seiva e refiná-la e suas técnicas foram generosamente transferidas para o colonizador europeu em torno de Séc. XVII, que desde então, modificou muito pouco este processo de obtenção deste xarope e de seus derivados. Estes produtos  logo se tornaram importante insumo alimentar, para as populações europeias colonizadoras, indispensável nas duríssimas condições de sobrevivência nestes novos e longínquos horizontes.
Sólidas Economia Agropecuária
O cenário desta região oferece também a presença de uma extensa e sólida economia agropecuária intensiva em múltiplas fazendas ostentando  uma consistente  atividade capitalista traduzida na  presença de amplos investimentos produtivos.
Cabane à Sucre Chez Dany
Conhecidas também com Sucreries estas verdadeiras instituições de produção do Maple Syrup e seus derivados logo se evidenciam em meio ao paraíso de florestas canadenses, por contrastarem suas belas cores com a exuberante vegetação florestal.
Interior da Chez Dany
Aconchegante interior da Chez Dany com esculturas em cedro vermelho de estátuas de um alce, mais conhecido como Moose,  e a de um lenhador, dando um aspecto pioneiro logo na entrada. 
Restaurante no Interior da Chez Dany.
Podemos ver o capricho e o bom gosto no amplo restaurante que também funciona nesta Sucrerie. 
Lembranças Dos Viajantes Peregrinos
Esta sucrerie é visitada por viajantes de incontáveis nacionalidades e lugares de origens que deixam em quadros suas impressões. Entre estes viajantes podemos ver uma solitária bandeira do Brasil, entre os múltiplos cartazes de lembranças. 
Andadores Para a Neve
Durante o inverno a neve se acumula algumas vezes com alguns metros de profundidade e o uso de um equipamento como este é uma questão de sobrevivência. Ele mostra também que as coisas ficam muito diferentes , durante as estações mais frias. Hoje , dia 21 de outubro de 2012, portanto bem no começo do outono, ainda desfrutamos de uma paisagem livre de tempestades e da neve que  logo  devem aparecer por aqui.
 
                                     
 Sucrérie
Nos fundos do restaurante encontramos esta pequena e colorida casa onde processam a seiva extraída do Bordo e a transformam no xarope e seus inúmeros derivados.
Sucrérie em Meio a Floresta de Bordo
Como podemos ver, pelas folhas vermelhas com a chegada do outono canadense,  a sucrérie ocupa uma área em meio a uma floresta com muitas árvores de Bordo de onde extraem a seiva. 
                                      
Fachada da Sucrérie 
Com suas aberturas e telhados de cor vermelha oferece um quadro muito alegre.
Interior da Sucrérie
Diante de um grande tacho de aço inoxidável usado para decantar e ferver a seiva de Bordo a recepcionista local faz uma vivaz e envolvente exposição, em francês, das técnicas utilizadas na obtenção do Maple Syrup e seus derivados.
Técnicas de Obtenção da Seiva do Bordo, Mostradas na Sucrérie
Com tigelas de metal penduradas no tronco da árvore os encarregados de extrair a seiva do Bordo obtém assim a quantidade necessária de cada árvore. Através de um furo aberto com uma ¨pua¨, ferramenta que os marceneiros usam para abrir furos na madeira, a árvore começa a derramar sua seiva, que é aparada com estas tigelas de metal .
Técnicas de Obtenção de Seiva do Bordo, Mostradas na Sucrérie
Troncos de Bordo já perfurados e ligados a uma mangueira por ramos em série, de tal forma que a seiva que escorre de cada tronco abastece o  ramo principal que leva assim ao depósito. é sem dúvida um processo muito mais eficiente e evita o uso das tigelas de recolhimento individuais usadas para cada tronco. 
Tigelas de Metal Para o Recolhimento da Seiva
Tigelas estocadas em prateleiras para uso no recolhimento individual em cada tronco de Bordo.
Entaillage, Perfuraração
Os encarregados da captação da seiva de bordo usam a pua, esta ferramenta manual, para fazer uma perfuração no tronco do Bordo e daí extrair a seiva. 
Tonéis de Aço Inoxidável
Para o armazenamento e transporte do xarope de Bordo. 
 Caramelo de Maple Syrup
Um dos inúmeros subprodutos do Maple Syrup, o caramelo é oferecido ao visitante como amostra. Este foi o último de uma boa quantidade deles conservados sopre uma manta de gelo moído, devorados por um grupo famélico de pessoas que suspiravam pelas especiarias de Québec. A Província de Québec detém 82% da produção do Canadá de maple syrup que atingiu a produção de 82,3 milhões de libras, com um valor de 129 milhões de dólares canadenses
Saindo da Sucrérie
Todos muito satisfeitos e com expressões felizes com visita a Sucrérie onde na saída puderam ter uma provinha do caramelo de Maple Syrup. Por esta sensação de felicidade e prazer que o maple syrup produz nas pessoas ele é conhecido como ¨sweet gold¨, ouro doce. Vale a pena conferir. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário