quinta-feira, 24 de julho de 2014

Montréal&Biodôme

Olympic Park
Construído para os jogos Olímpicos de 1976, o parque exibe uma série de prédios futurísticos. O que estamos vendo é a Montreal Tower, uma torre com 175 m de altura. é a maior torre inclinada do mundo, onde se ´pode subir em uma viagem de bondinho que demora menos de 2 minutos. 
 Saguão de Entrada do Biodôme
Um dos prédios futuristas do Olympic Parc é o Biodôme, que originalmente foi construído para as competições ciclísticas da Olimpíada de 1976 e que depois foi mudada a sua destinação para fazer o Biodôme, onde foram criadas inúmeros ecossistemas para a apreciação dos visitantes.
Entrada Para os Diversos Ecossistemas
Os ecossistemas recriados são as zonas climáticas , como uma floresta tropical, ou um habitat polar, mesmo as florestas das Laurentian Mountain, bem como o piscoso ecossistema do rio São Lourenço. 
                                      
Entrada Para os Diversos Ecossistemas
Placa indicando que o visitante está entrando no ecossistema recriado  da Floresta Tropical Úmida.
Biodôme, o Antigo Velódromo
Podemos ver através das claraboias do prédio a forma da cúpula de um capacete de ciclista, uma vez que inicialmente o prédio foi feito para as competições ciclísticas da Olimpíada de 1976. 
Ecossistema da Floresta Tropical 
O ecossistema da floresta tropical é recriado dentro de um realismo surpreendente para o visitante, principalmente para aqueles que obtiveram durante a vida, uma familiaridade com a floresta amazônica.
 Ecossistema da Floresta Tropical
O ambiente, a temperatura, a umidade ,o cenário é recuperado a perfeição com o de uma floresta tropical . A única diferença é que em meio a uma floresta como a amazônica a pessoa se sente  angustiado pela incerteza e pela distância.
 Ecossistema da Floresta Tropical
A capivara é o maior dos roedores e que vive na América do Sul a beira de rios e lagoas.
Ecossistema da Floresta Tropical
Esta é a Arara, grande papagaio da América do Sul de longa cauda e bela plumagem, que ficaram bem conhecidas a partir do desenho animado Rio produzido pela a Disney. Existem outras araras com inúmeras  plumagens variadas e diferentes, inclusive as do tipo mais raro como a arara azul, usada como personagens no desenho animado.
                                   
Ecossistema da Floresta Tropical 
Maçarico de cor alaranjada. Chama-se de maçarico este tipo de ave de pernas compridas e bico fino e recurvo que vive perto das águas rasas, alimentando-se de crustáceos e pequenos peixes.
Ecossistema de Floresta Tropical
Nos aquários do Biodôme encontramos vários exemplares de piranhas. Esta é a piranha vermelha que é bem mais perigosa do que a piranha negra. Ela costuma aparecer em rios e lagos, mas a sua presença nos lagos amazônicos, os chamados igapós, costuma despertar muito cuidado. Estes lagos tem recursos limitados e elas podem estar muito famintas e atacarem súbita e ferozmente em grande número. A piranha  se caracteriza por sua grande ferocidade e voracidade, e  com seus dentes cortantes como navalhas, podem devorar rapidamente sua presa. Por isso provocam mais medo e respeito ao homem que a conhece do que os grandes e ferozes peixes.
Ecossistema de Floresta Tropical
O Tucunaré é um peixe de grande valor alimentar para as populações amazônicas e também do vale do rio Paraná e São Francisco. Hoje com a repercussão de suas qualidades representam também grande valor comercial, sendo agora até criado em cativeiro para atender a demanda do mercado.
Florestas das Laurentians Mountains
Lontra em seu habitat. A lontra vive em tocas a beira d'água, nadam com perfeição e se alimentam de peixe. Sua pele tem alto valor comercial, embora existam restrições à caça do animal mas era item fundamental na economia da colônia que se iniciava no vale do rio São Lourenço, a Nova França, a partir de 1608 e que fornecia a um mercado altamente comprador da Europa do Séc. XVII, XVII e XIX.
Florestas das Laurentians Mountains
Castor em seu habitat. O castor é um animal admirado por ser sociável e viver em colônias. É um roedor que tem as patas posteriores com palmas, o que lhes permite grande facilidade para nadar. Vive  nas margens dos rios e lagos da Europa e da América do Norte 
Florestas das Laurentians Mountains
Castor vive a beira de rios e lagos e tem uma cauda achatada e que lhe permite grande mobi9lidade na água. 
Marsupial Perigoso
Esta adorável criatura com pelos sedosos provoca um grande desejo de acaricia-lo! Porém existe um aviso bem nítido ¨Ni Toucher Pas!¨ Não me toques. Este é uma animal que tem espinhos, como o Ouriço da América do Sul e pode produzir ferimentos dolorosos quando assustado. 
Peixes das Laurentians Mountains
Existem várias espécies de peixes nas Laurentian Mountains e que preferem os lagos que se aquecem no verão.
Peixes do Golfe du Saint Laurent
Northen Pike. Predador, espera a presa escondendo-se entre as plantas aquáticas. 
Peixes do Golfe du Saint Laurent
Exemplar bem volumoso e saudável espreita seus observadores com muita curiosidade.  
 Peixes do Golfe du Saint-Laurent
Amplo aquário panorâmico e que permite confortável apreciação  das diversas espécies de peixes do Giolfo de São Lourenço e que vivem no aquário.
                                    
Peixes do Golfe du Saint-Laurent
Arraia junto ao vidro do aquário 
Peixes do Golfe du Saint-Laurent
Diversas espécies se movimentam e surgem e se destacam contra o fundo branco de areia no fundo do aquário 
 Anêmonas ,Actínias e Ouriços
Animais marinhos que se prendem as rochas litorâneas do golfo.
                                   
Enguia
Animal que vive entre as pedras e cavernas marinhas de onde sai para atacar outros peixes. 
Ouriços 
Espalhados pelas rochas que logo estarão cobertas pela maré. 
                                  
Águas nas Costas do Golfe du Saint Laurent
estas águas são um ecossistema marinho de águas salgadas e quentes e por isso altamente produtivo. O sistema do golfo favorece assim a ocorrência de inúmeras espécies de peixes, pássaros, invertebrados e mamíferos marinhos.  
Pássaros Marinhos Repousando Sobre as Rochas 
As águas do golfo são prolíferas em vida devido sua enorme abundância de plâncton. Isso gera uma cadeia alimentar que vai desde estes pássaros marinhos até os grandes mamíferos marinhos, como a Baleia Azul
 
 
Águas da Costa do Golfe du Saint-Laurent
Amplas extensões da costa do golfo são tomadas por costões rochosos e águas transparentes, abrigo especial para um grande número de espécies marinhas 
Aves Marinhas da Costa do Golfo du Saint Laurent
Em grande quantidade estes Alcides( Auks segundo os canadenses de língua inglesa), muito semelhantes aos pinguins do hemisfério sul. Porém ¨Les Alcides ¨voam e vivem no hemisfério norte. 
Aves Marinhas da Costa do Golfo du Saint Laurent
Em grande quantidade nos costões rochosos, ¨Les Alcdés¨ chocam seus ovos nas reentrâncias do paredão. 
Aves da Costa do Golfo du Saint Laurent
Les Alcides recebem farta alimentação. 
Aves da Costa do Golfo du Saint Laurent
Les Alcidés nadam e mergulham com grande desenvoltura e velocidade. 
Aves da Costa do Golfo du Saint Laurent
Papagaios do mar pousados sobre os paredões rochosos . 
                                      
Aves da Costa do Golfo du Saint Laurent
Les Alcidés e sua grande semelhança com os pinguins do hemisfério sul. 
Ecossistema dos Pinguins
Os pinguins vivem muito longe das costas do Canadá. Vivem muito ao sul, no hemisfério sul e nas terras próximas da Antártida ;
 
Ecossistema dos Pinguins
Como se pode ver existem várias espécies diferentes de pinguins neste ecossistema muito especial. 
 
                                       
Ecossistema dos Pinguins
Como se pode ver, devido as baixas temperaturas da Antárdida, o ecossistema dos pinguins dispõem também de gelo e neve.  
Brincadeira Na Saída do Biodôme
As meninas se divertem com a experiência onde se demonstra como a neblina e a umidade se propaga nos ambientes e ecossistemas de floresta tropical. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário