Passeio na Rua Sherbrooke
Casas,Hotéis, Igrejas e Lojas Mais Elegantes de Montréal
Na segunda metade do Séc. XIX Montréal era uma das cidades mais importantes do Império Britânico. Na do final do Séc. XIX até o fim da II Guerra Mundial, seus comerciantes e industriais respondiam por 70% da riqueza do país e construíram suas belas residências nesta rua, a Sherbrooke, numa área que ficou conhecida como ¨Golden Square Mile¨ ou simplesmente ¨Square Mile¨.
Sobrevivência desta Antiga Elegância
Muito desta elegância sobreviveu ao surto de modernização ocorrido na década de 60 no Séc. XX, assim vamos encontrar ainda o Hotel Carlton Ritz, e as igrejas requintadas, a Presbiteriana St. Andrew e a Erskine American , como veremos a seguir. Por enquanto vamos mostrando os indícios que restaram desta época e o resultado do confronto com a nossa modernidade.
Golden Square Mile
Os mais suntuosos prédios construídos entre o final do Séc. XIX até o final da Segunda Guerra Mundial, e que surpreendem ao visitante ficam neste trecho da rue Sherbrooke, conhecido como Golden Square Mile.
Igreja St Andrew and St.Paul
Igreja Presbiterana, demonstra em sua arquitetura grande refinamento e bom gosto, conforme esperavam seus requintados fiéis.
Igreja St. Anderw and St. Paul
Arco dos portões de entrada com os Santos Guardiões , um de cada lado.
Musé des Beaux-Arts
Prédio do Museu com quatro colunas gregas da ordem jônica atribuem ao prédio uma singular sobriedade. esta parte da rue Sherbrooke é conhecida como Quartier du Musée.
Igreja Erskine Americana
O antigo prédio da Igreja Erskine Americana é hoje um renomado pavilhão do Musée des Beaux-Arts.
Igreja Erskine Americana/Musée des Beaux-Arts
Torre da Igreja Erskine cujo estilo arquitetônico é neogótico com pedras aparentes em suas paredes externas.
Fachada da Igreja Erskine/Musée des Beaux-Arts
Na sóbria fachada da Igreja podemos ver a faixa de anúncio do Musée des Beaux-Arts , bem como a belíssima e intrigante escultura L'Oeil, a qual achamos que podemos traduzir como ¨A Vigília¨.
Appartments Acadia
Este prédio de apartamentos foi construído em 1925 no local da residência da família Orr Lewis. O edifício de 12 andares foi o primeiro na rua Sherbrooke a ser beneficiado por uma lei Municipal que até então permitia apenas prédios de 10 andares. O estilo de seus apartamentos segue o mesmo estilo dos prédios de nessa época de New York, nesta época. É bom lembrar que Acadia era o nome primitivo que os franceses deram a atual Nova Escócia, quando iniciaram a colonização do Canadá.
Appartments Acadia
O arquiteto deste edifício foi David Robertson Brown, que fez o prédio com uma fachada simples e ornamentado frugalmente. Os tijolos aparentes exteriores são realçados com bandas de pedra Benedict esculpida .
Appartments Acadia
Um belo dossel com portas de bronze dourado com gramado e cerca limitam o prédio do passeio e garantem a elegância do edifício.
Appartments Acadia
Dossel, cercas e jardins limitam o prédio do ´passeio mas garantem a elegância.
Ritz Carlton Hotel
Clássico e cheio de estilo , este chique e insuperável obra de arquitetura Eduardiana, foi a opção de Elizabeth Taylor para o acontecimento de um de seus dois casamentos . Perto de Mont-Royal no verão é perfeito para refeições ao ar livre no Le Jardin du Ritz, um famoso jardim urbano. Ou então para uma happy hour no Café de Paris.
Ritz Carlton Hotel
Placa do famoso Hotel acime de sua requintada marquise, acompanhada pela bandeira com a flor-de -lis, o conhecido emblema heráldico dos reis da França. A questão de Quebec Livre pode ser amplamente discutida pela população de Montréal, o que produz no nosso entender, visitantes profanos, que é um assunto amadurecido e apaziguado.
Ritz Carlton Hotel
Fachada ampla e marquise requintada com bandeiras do Canadá festivas acima, convidando a todos, a alegria de se hospedarem no clássico hotel.
Ritz Carlton Hotel
Portais arqueados com painéis de sóbria decoração externa.
Ritz Carlton Hotel
Óculos nas aberturas superiores com discretos painéis e molduras envolventes e suntuosas.
Ritz Carlton Hotel
Luminárias de bronze dourado pendentes da suntuosa marquise.
Ritz Carlton Hotel
Imponente prédio que se destaca na rue Sherbrooke.
Appartments Acadia
Vistos do outro lado da rua, em frente ao Ritz Carlton Hotel.
Maison Alcan
Sede do Alcan Aluminium Ltda, que decidiu implantar seu endereço na sofisticada rue Sherbrooke, este fabuloso prédio é o centro de decisões de um dos grupos econômicos mais poderosos do planeta. Em frente ao prédio podemos ver a placa que indica a poderosa empresa Rio Tinto Alcan
Maison Alcan
Prédio de escritórios em sóbria arquitetura, destaca-se, mesmo na paisagem exigente da rue Sherbrooke. A Maison Alcan, foi desenhada por Arcop. Associates e terminada em 1983.
Maison Alcan
Três entradas em graciosos arcos arrematam uma fachada frugal em adornos com um isolado balcão com ferro forjado e grades em filigranas e práticas janelas que se abrem para a luz do exterior.
Maison Alcan
Famosas mansões do começo do Séc. XX formavam uma carreira ao longo do moderno prédio de escritórios da sede da companhia.
Bëique House
Prédios geminados com os escritórios da Alcanm esta é a Bëique House e foi construída em 1893 para Frédéric-Ligoni, posteriormente Senador Bëique.
Bëique House
A Bëique House apresenta sua fachada com grande sobriedade. Nota-se porém que esta escadaria leva a um portal encimado por um clássico frontão grego de mármore.
Atholstan House
A Atholstan House também de aspecto sóbrio, revelando uma moldura de mármore sustentada por duas colunas gregas igualmente de mármore da ordem jônica. Foi construída em 1895, em estilo neoclássico e pedra calcária, projetada por Alexander Frances Dunlop para Sir Hugh Graham, posteriormente Lord Atolstan, fundador do The Montreal Star.
Atholstan House
Atholstan House, casa com detalhes arquitetônicos do final do Séc. XIX fica no cruzamento da rue Sherbrooke com a Stanley Street, o que lhe amplia a visão em torno de suas amplas janelas assentadas em paredes externas circulares.
Atholstan House
Atholstan House, na esquina da rua Sherbrooke tem amplas janelas com vigias redondas emolduradas por arabescos típicos do final do Séc. XIX.
Maison Dr. Molson, na Avenue McGill College
Em franco estilo Eduardiano esta mansão de pedra calcárea cinza é um solitária sobrevivente de um passado quando esta parte da rue Sherbrooke e a McGill College Avenue eram alinhadas com inúmeras mansões. Foi projetada pelo arquiteto de Montréal Robert Findlay e construída em 1906, como escritório e residência do Dr William Alexanre Molson.
Escultura Pública Protegida pela Ordem da População de Montréal
Estudante com expressão vivaz , concentrado plenamente na operação de seu ¨leptop¨ sentado nas costas de um banco de praça, com seu resto de lanche sendo ¨roubado¨ por um esquilo mais atento a seus interesses pessoais imediatos. Como se pode ver a escultura está livre de qualquer garatuja de grafiteiros o sinal de depredação de vândalos, mostrando que é possível defender a ordem no interesse de todos.
Inukshuk
Escultura moderna de um Inukshuk, antigas marcas, feitas de pedra e na forma humana, das Primeiras Nações Indígenas que indicavam a direção para os viajantes.
Prédios Modernos da rue Sherbrooke
Como se pode ver um amplo portal de granito vermelho com bolas acima dos pilares da entrada e no fundo um esguio cavalo de bronze.
Escultura de um Cavalo de Bronze
Também sem nenhuma garatuja de grafiteiro ou sinal de depredação de vândalos, demonstrando que a ordem é mantida no interesse da população e não do infrator como aqui no Brasil.
La Tendresse
Escultura de Paul Lanz.
Cactus
escultura de Van Fischer de julho de 1971.
Mount Royal Club
Foi projetado por Stanford White, da renomada firma McKim, Meads&White. Foi construído em 1906 no local dos seus primeiros prédios da antiga casa de Sir John Aboot, a terceira pessoa a exercer o cargo de Primeiro Ministro do Canadá.
Mount Royal Club
O nome do clube se refere mais precisamente ao mount royal, o parque urbano da cidade, mas também acredita-se que foi em honra a Donald Alexander Smith, primeiro barão Strathcoma e Mount Royal.
Maison Louis-Joseph Forget
A antiga residência de Louis Joseph, posteriormente Senador Forget, tornou-se a sede do United Service Club, desde 1927. O clube foi fundado em 1922 por veteranos da Primeira Guerra Mundial e continuou a atrair seus membros nos veteranos das Forças Armadas. Em 1975 o prédio foi comprado por Macdonald Stewart Fundation, e o clube agora ocupa a andar principal do prédio.. Das poucas antigas residências que sobreviveram, este prédio é uma referência entre as casas do final do Sec. XIX da Golden Square Mile. Seu arquiteto foi Maurice Perraul e a casa , construída em pedra calcária, foi construída entre 1883-1884.
Maison Reid Wilson
A Maison Reid Wilson é um bom exemplo das Casas da Golden Square Mile construídas durante o último quarto do Séc. XIX. Como a sua viznnha a Maison Louis-Joseph Forget, é uma das poucas mansões sobreviventes que antigamente enfeitavam s rue Sherbrooke.
Maison Reid Wilson
Em 1901, James Reid Wilson contratou uma grande obra de reforma para reconstruir a mansão de dois andares projetada pelo arquiteto John James Browne e construída em 1883. O arquiteto da reforma foi Richard A. White que reconfigurou o plano original e a fachada, mudando a entrada principal para a extrema direita do prédio, reutilizando as colunas góticas originais em seu novo pórtico.
Université McGill
Rua que penetra no ¨campus¨ da Universidade que é a continuação norte da Av. Macgill College, com os prédios dos departamentos e faculdades de ambos os lados. A Universidade foi fundada em 1821 e é a mais antiga do Canadá.
Université McGill
Os prédios da universidade são simples, como est livraria da Biblioteca McGill. A Unuversidade foi construída em terreno doado por James McGill (1744 a 1813), que era comerciante de peles e especulador de terras.
Université McGill
Os mais de 70 prédios da Universidade variam desde o rebuscamento vitoriano a frieza simples da construção prática.
Université McGill
Portal de entrada do Club Faculty com colunas gregas da ordem jônica.
Université McGill
Neoclassical Arts Building, a construção mais antiga do campus da Universidade.
Université McGill
Pavillon Marrice Hall, especializado em estudos Islâmiclos e Programa de Teatro e Drama do Département d'Anglais.
Université McGill
Vista na direção da rue Sherbrooke, tendo o Pavillo Marrice Hall a esquerda. Para quem visita esta famosa rua de Montréal é necessário complementá-la com uma visita a esta celebrada Universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário