quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Montréal&Promener dans Fleuve Saint Laurent II

Passeio pelo Rio São Lourenço 
                                     
Pont Jacques-Cartier 
Ponte sobre o canal principal do rio São Lourenço e que liga o centro de Montréal a l'Île Ste `Hélène e depois atravessando  outro canal do rio, a localidade de Longueuil, onde existe a Longueuil Université de Sherbrooke. Por trás da ponte podemos ver os modernos prédios de Montréal, mostrando assim seu aspecto de vibrante metrópole.
Pont Jacques Cartier
Vão da ponte sobre o canal principal do rio São Lourenço chegando do outro lado a Île Sante Hélène, onde funciona um parque de diversões, o parque La Ronde.
Pont Jacques Cartier
Vão da ponte sobre o canal secundário do rio São Lourenço, ligando a Île Sainte Hèlene alocalidade de Longueuil. Pode-se ver por trás da ponte, ainda na ilha a cúpula de ¨La Biosphére¨, fabulosa obra, construída com triângulos interconectados e dentro da qual funciona um museu do ambiente.
 
                                      
Porto Novo
Logo depois da Pont Jacques Carier, rio abaixo, vemos instalações industriais para embarcar e desembarcar cargas. Este trecho por exemplo , estoca minérios a granel, como por exemplo insumos industriais e para a fabricação de adubos.
Rio São Lourenço
Vamos nos afastando da Vieux Montréal, que se agita portrás da Pont Jacques Cartier. 
Rio São Lourenço
Navio graneleiro de grande tonelagem passa entre nós e o Porto Novo. É comum a ocorrência de embarcações de grande tonelagem, transitando pelo rio, afinal estamos navegando um trecho da Hidrovia do rio São Lourenço, que com o sistema dos Grandes Lados forma uma Hidrovia de 3 700 km, a mais extensa do mundo dentro de um continente .
Rio São Lourenço
Ao fundo, atrás da Pont Jacques Cartier a Vieux-Montréal, e aqui, a nossa direita, as instalações industriais do Porto Novo. 
Porto Novo
Atrás das instalações do Porto Novo podemos ver a Montreal Tower, do Olympic Stadium. Bem ao lado do Olympic Stadium fica o Biodôme, um fantástico Museu Ambiental, que recria zonas ambientais e sua população animal. A Montreal Tower por sua vez, é um mirante, com 175 m de altura e tem no topo um amplo deque, onde os visitantes podem chegar facilmente transportados por um bondinho. Tivemos ocasião de apresentar o Biodôme no post de 24/07/2014. 
Porto Novo
Instalações portuárias industriais para o embarque de cereais.
 
Porto Novo
Silos para estocagem de grãos de cereais próximos ao embarque e o desembarque em grandes cargueiros  de transporte. A carga embarcada na Hidrovia São Lourenço/Grandes Lagos, 60% cruza os oceanos para atender países estrangeiros.
Porto Novo
Trecho com grandes instalações e guindastes de embarque e transbordo de containers. 
                                     
Porto Novo
Navio sendo carregado de containers, operação muito facilitada pelas pesadas instalações do porto de Montréal. 
Porto Novo
Guindastes e containers aguardando para serem embarcados. 
                                     
Barco de Turismo
Navegando no meio do canal de navegação do  rio São Lourenço, onde se pode ver as amplas janelas envidraçadas e os terraços com mesas para lazer dos passageiros. 
Barco de Turismo
Navegando no rio São Lourenço, com as silhuetas dos guindastes de embarque de containers, parecendo máquinas alienígenas invasoras, monstruosas e assustadoras .
Barco de Turismo 
Deque com mesas para o uso dos passageiros que aumentam seu deleite com o passeio tépido e ensolarado.
 Barco de Turismo
Vendo-se a margem do rio com as instalações portuárias do Porto Novo.
Barco de Turismo
A proa do barco começa a movimentar-se fazendo uma volta. Um pouco mais, rio abaixo, fica a Pont-Tunnel L.H-La Fontaine. Ao que me parece, uma forma mais racional de atravessar o rio, através de um túnel sob o seu leito, pois uma ponte sempre corre o perigo de desabar e bloquear esta imensa e movimentada hidrovia. 
Rio São Lourenço
Neste ponto temos a travessia do rio por  uma rede elétrica de alta  carga.
 
Rio São Lourenço
Estruturas de controle da navegação no rio São Lourenço, com radar e sinalização sonora para os dias de neblina.   
 
Rio São Lourenço
Estrutura com equipamento de radar para o controle e acompanhamento da navegação do rio. 
Rio São Lourenço
Retornando a Vieux-Montréal, com o brilho do sol que se põe na água .
 Rio São Lourenço
A proa do barco de turismo está apontando na direção de Longueueil, onde está situada a Université-de-Sherbrooke.
Rio São Lourenço
A cor da água neste ponto do rio estava apresentando um extraordinário tom  glauco, o que é comum em águas do mar, mas achamos surpreendente, a água do rio apresentar esta mesma tonalidade.
 
Rio São Lourenço
Povoação de Longueuil, com uma bela igreja, na margem direita do rio. 
Rio São Lourenço
Longueuil, onde fica a Université-de-Sherbrooke e a parte da ponte Jacques Cartier que atravessa o canal do rio existente entre a Île Sainte Hélène e sua margem direita. 
 Rio São Lourenço
Ponte Jacques Cartier entre a Île Sainte Hélène e Longueuil. Observe-se que na parte central desta parte da ponte existe um vão mais alto, desimpedido para a navegação.
Rio São Lourenço
Vista da Île Sainte Hélène aparecendo acima da vegetação a cúpula da ¨La Biosphere¨.
Rio São Lourenço
Canal principal do rio que a partir deste ponto, a Pointe de la Cité du Havre, rio acima apresenta duas pontes, a primeira que vemos em frente é a Pont Victoria e logo atrás a Pont Champlain . 
 
Rio São Lourenço
Vista do Pointe de la Cité du Havre, que funciona como um molhe, uma barra para o Vieux-Port de Montréal.
Quai del'Horloge
Estamos chegando ao Vieux-Port, passando pela Tour de l'Horloge, seguindo na direção do Quai King Edwards. Atrás aparece uma parte da estrutura da Pont Jacques Cartier.
Vieux-Port
Estamos chegando ao Quai King Edward e podemos ver os prédios da Vieux-Montréal. 
                                      
Vieux-Port
Estamos passando pelo Quai Jacques Cartier, que fica em frente ao King Edward.
Vieux-Port
Vista dos parapeitos do Quai Jacques Cartier, aparecendo acima dele a cúpula metálica do Marché Bonsecours e a torre da Chapelle Notre-Dame-de-Bonsercours. 
Vieux-Port
Vista da marina na Basin King Edward, com barcos de passeio atracados. 
Vieux-Port
O barco de turismo atraca no Quai King Edward. 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário