Passeio Pelo Rio Saint Laurent
Vieux-Port
Promenade du Vieux-Port, é um amplo passeio arborizado à margem do rio Saint Laurent e diante das diversas docas que compõem o Vieux-Port . As docas são os Quais, cais em português e são eles : Quai Alexandra, Quai King Edward, Quai Jacques Cartier e Quai de l'Horloge.
Vieux-Port
Entrada para o Quai King-Edward, onde vamos pegar o Barco de Turismo para passear no Fleuve Saint Laurent .
Vieux-Port
Quai King Edward, com uma animada marina com barcos de passeio ancorados esta área de água que se forma entre o Quai King Edward e o Quai Jacques Cartier é chamada de ¨Basin Jacques Cartier¨.
Vieux-Port
Quai King Edward, vendo-se a marina com os barcos de passeio ancorados na Basin Jacques Cartier e do outro lado, um outro cais, o Quai Jacques Cartier, onde também aportam barcos de turismo que fazem passeios pelo rio, especialmente os barcos da empresa Bateu-Mouche, bastantes procurados.
Vieux-Port
Escunas atracadas no outro cais, o Quai Jacques Cartier e aparecendo um popuco acima a famopsa cúpula do ¨La Biosphére¨, a gigantesca esfera montada em triângulos de alumínio entrelaçados, que fica na margem oposta do rio, na ¨L'Ille Sainte-Hélène.
Vieux-Port
Marina para barcos de passeio que fica entre o Quai King Edward e o Quai Jacques Cartier.
Vieux-Port
Quai King Edward, com quiosques onde são oferecidos muitos produtos, e lembranças para os visitantes.
Vieux-Port
Quai King Edward, vendo-se a ponta de nosso braço de turismo e do outro lado , o Quai Jacques Cartier com as escunas atracadas e alguns barcos de turismo Bateau-Mouche. Entre estes dois cais fica a Basin King Edward.
Vieux-Port
Quai King Edward, com os quiosques de venda de lembranças para os visitantes e as bilheterias que vendem os tickets de embarque no passeio pelo rio.
Vieux-Port
Com a marina para barcos de passeio e a vista da Vieu-Montréal, destacando-se a torre em agulha do ¨Hotel de Ville¨ e a cúpula metálica do Marché Bonsecours.
Vieux-Port
Embarque no Barco de Turismo atracado no Quai King Edward .
Barco de Turismo
Vista da marina do Quai King Edward e os prédios da Vieux-Montréal, já embarcados
Barco de Turismo
Na parte de trás do barco existe uma ampla janela panorâmica que possibilita a melhor observação possível do passeio a partir do interior do barco. Vemos a direita o parapeito do cais do porto, o Quais King Edward.
Barco de Turismo
O barco vai desatracando do cais em direção ao canal de saída do rio. Pode-se ver a esquerda a ponta do Quai Jacques Cartier, o canal e uma margem arborizada , que na verdade é uma barra, um molhe, que protege o Vieux-Port. O canal principal do rio está depois desta ponta que se chama ¨Point de la Cité de l'Havre. O canal principal do rio São Lourenço tem uma correnteza muito forte, o que tornaria impossível a atracação no porto sem este molhe de proteção.
Barco de Turismo
Dentro da janela panorãmica de nosso barco de turismo podemos ver a chegada de um dos barcos da empresa Bateau Mouche. Como se pode ver, um barco que permite ampla visão a partir do seu interior.
Barco de Turismo
Podemos ver por trás da vegetação da ¨Point de la Cité du Havre¨, a cúpula da fantástica ¨La Biosphére¨, um museu de ambientalismo.
Barco de Turismo
Na barra em frente ao porto chamada de Point de la Cité du Havre existe um parque urbano, bem arborizado com monumentos e promenades.
Barco de Turismo
Deixando o Quai King Edward, de ré, o que nos permite observar as docas existentes próximas ao Vieux-Port.
Docas Existentes ao Lado do Veux-Port
Podemos observar algumas docas, com pesada estrutura portuária industrial, na direção oeste e próximas ao Vieux-Port , construídas diante de um sistemas de eclusas do Canal de Lachine, que liga o Lac Saint Louis ao canal principal do rio São Lourenço.
Quai de l'Horloge e Pont Jacques Cartier
Vistos na direção leste, no sentido da corrente do rio Saint Laurent.
Vieux-Montréal
Vista da torre da Chapelle Notre-Dame-de Bonsecours, bem como a imagem de Nossa Senhora no alto do telhado da igreja abençoando os marinheiros que chegam e saem do Vieux-Port.
Quai Alexandra
Logo a seguir, na direção oeste, do Quai King Edward, o Quai Alexandra permite uma visão mais completa do complexo portuário a seguir, onde existem várias bacias usadas para embarcar e desembarcar cargas. Estas bacias são o resultado de um sistema de eclusas existentes na foz do Canal de Lachine, um dos braços do rio Saint Laurent. Por isso. este sistema de eclusas foi adaptado para um sistema industrial de embarque e desembarque de mercadorias.
Bassin Alexandra
É o espaço entre o cais Alexandra e o cais das eclusas, que se podem ver em frente.
Eclusas do Canal de Lachine
Com amplos espaços para a atracação de navios de transporte de cargas.
Eclusas do Canal de Lachine
Pode-se ver as instalações industriais do porto, com correias transportadores e navios de carga atracados e sendo carregados.
Eclusas do Canal de Lachine
Que desaguam na Cassin Alexandra. Logo em frente está a barra do Point de la Cité du Havre.
Point de La Cité du Havre
Com um conjunto habitacional curioso, chamado de Habitat'67.
Vieux-Montréal
Pode-se ver acima do Quai Alexandra as torres do Basilique Notre Dame de Montréal e o prédio piramidal do Banque Nationale.
Vieux Montréal
Basilique Notre-Dame-de-Montréal e o edifício do Banque Nationale.
Basin King Edward
Espaço entre o Quai Alexandra e o Quai King Edward. No meio deste espaço tem esta projeção que avança pelo meio da Bassin, que é chamado de Quai des Convoyeurs(Aquele que faz escolta de comboios).
Quai Kings Edward
Cais de onde partimos, com um belíssimo conjunto de prédios modernos que podem ser vistos logo além da Vieux-Montréal.
Quai Kings Edward
Vendo-se também as torres da Basilique Notre-Dame de Montréal e o prédio piramidal do Banque Nationale, que ficam entorno da Place D'Arms.
Eclusas do Canal de Lachine
Vamos deslocando na direção leste, no sentido da corrente do rio, deixando as Eclusas para trás e suas grandes instalações portuárias.
Point de la Cité- du- Havre
Ponto onde deixamos a barra do Vieux Port de Montréal e atingimos o canal principal do rio saint Laurent. Como se pode observar a correnteza do rio é bem forte, o que justifica o abrigo do porto através desta barra, o que lhe confere assim excelente localização. A primeira ponte que aparece em frente é a Pont de La Concorde, atravessando o rio da Point de la Cité-du-Havre até a I'le Sainte-Hélene.
Pontes Que Atravessam o Rio a Montante do Vieux-Port
A primeira, como vimos é a Pont de La Concorde, logo atrás podemos ver a Pont Victoria e por último, mais recuada a Pont Champlain .
Pontes Que Atravessam o Rio A Jusante do Vieux-Port
A imagem que aparece é tirada na direção da correnteza do rio e a ponte é a Pont Jacques Cartier, que liga o centro de Montréal a Longueil, atravessando a Île Ste-Hélène . A torre que aparece bem em frente é a Tour de l'Horloge, que fica no Quai de l'Horloge, como parte do Vieux-Port .
Pont Jacques Cartier
A ponta da Ponte que chega na Île Ste-Hélène. Depois uma outra parte da ponte atravessa o canal do rio, do outro lado da ilha e chega a localidade de Longueil.
Quai de l'Horloge
A última das docas do Vieux-Port, fica diante do Marché Bonsecours e da Chapele de Notre-Dame de Bonsecours, referência para os navegadores que chegam a Montréal.
Vieux-Montréal
Com uma mistura entre o antigo e o moderno. Bem em frente vemos uma marina, a Basin de l'Horloge, repleta de barcos de passeio, demonstrando o alto nível de vida da cidade,
Vieux-Montréal
Vamos nos afastando da Vieux-Montréal, com a Tour de l'Horloge se destacando das instalações portuárias do Vieux-Port.
Porto Novo
Vamos deixando para trás as instalações do Vieux-Port e logo começam a aparecer instalações industriais destinadas a um animado movimento portuário moderno, onde são despachadas cargas para o mundo todo. Estamos navegando por um trecho da chamada Hidrovia do Rio São Lourenço, que com o sistema dos Grandes Lagos atingem 3700 km de extensão, sendo a mais longa hidrovia do mundo a atravessar um continente.
Ponte Jacques Cartier
Atravessando o canal de navegação do rio São Lourenço, bem acima de suas águas. Hoje parece que a ponte está desativada para tráfego pesado, só sendo usada como ¨ciclovia¨pelos alunos da Universidade de Longueil.
Ponte Jacques Cartier
Parte da ponte que liga a L'Île Ste Hélène, onde funciona um parque de diversões, ¨La Ronde¨.
L'Île de Sainte Hélène
Com os brinquedos da parque de diversões surgindo, ao que parece tratar-se de montanhas russas modernas e torres onde se despenca de grande altura.
L'Île de Sainte Hélène
Com montanhas russas do modelo antigo tipo roller coaster .
Nenhum comentário:
Postar um comentário