domingo, 21 de setembro de 2014

Montréal&Christ Church Cathedral

Visita a Christ Church Cathedral
Igreja Anglicana Christ Church Cathedral
Observe-se o imponente prédio atrás da Cathedral, construído em 1988 e agora fazendo parte de um cenário que compõem um conjunto formado pela igreja e a modernidade. Com a construção do prédio ao fundo, e suas ramificações para implantar a Underground City,  a Catedral teve que ser escorada, mas em compensação teve o seus trabalhos finais e os arremates  de  sua própria construção também concluídos. Antes disso,o campanário da igreja teve que ser demolido em 1927 por que trazia instabilidade para o prédio e foi substituído por um outro de alumínio que só foi instalado em 1940. Quem se lembrar e tiver visto o post ¨Montréal&Underground City de 01/08/2014¨verá que este prédio atrás da Cathédral é a torre KPMG que fica na rua de trás da rua Saint Catherine, o Boulevard de Maisoneuve. Foi por uma das entradas desta torre que iniciamos a visita a Ondeground City, os Subterrâneos de Montréal e de onde também podemos ver a Christ Church Cathedral pelos fundos. 
Entrada da Cathedral
Apresentando arcos em ogiva do estilo neogótico a igreja recebe os visitantes com as portas abertas e completa liberdade para ver e fotografar o seu interior. A entrada fica na Rue Ste-Catherine n°635, num trecho conhecido como Proménades Cathédrale.
Interior da Igreja
Entramos e vemos a nave com colunas esculpidas ainda do prédio construído em 1859. Deste prédio, além destas colunas, só restaram alguns bancos da igreja e a West Window, a janela que vemos acima do altar.
Teto da Igreja
Sustentado por uma estrutura e cobertura de madeira e decorado com desenhos em todas as placas.
Colateral da Igreja
Esta parte fica entre as colunas que limitam a nave e as janelas com vitrais da igreja. Desta parte talvez possamos apreciar uma área muito bonita formada pelos arcos em ogiva que brotam dos pilares, como se fossem as folhas de uma palmeira. Além disso temos as janelas com vitrais com cenas religiosas marcantes do Evangelho.
Colateral da Igreja
Vista dos arcos em ogiva brotando dos pilares e o teto de madeira decorada. 
 
                                    
 
Galeria do Órgão
Coro ou Galeria do órgão, e a rosácea acima. O Órgão foi colocado entre 1980 e 1981 e o fabricante foi Karl Wilhelm du Mont St-Hilaire.
 
Ícones de Veneração
Nossa Senhora e o Menino é um dos ícones mais emotivos pois expressam antes de tudo o afetivo amor entre a Mãe Santíssima e o Menino Divino.
Ícones de Veneração
Ícone representando a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo que expressa com grande veemência a misericórdia Divina.
 
 Altar da Catedral
Diante do visitante se abre o Altar onde logo acima fica a Janela Oeste, o pouco que restou do antigo prédio da igreja construída em 1859.
Altar da Catedral
Pode-se ver que a Janela Oeste mostra um vitral onde as figuras dos quatro evangelistas que estão ao lado de uma figura central de Jesus Cristo.
Altar da Igreja
Logo abaixo da Janela Oeste o altar se apresenta com dois planos de elaboradas esculturas em madeira, tendo como a figura central, sentada Jesus Cristo Pantocrator, o Cristo todo Poderoso. No plano de baixo vemos esculturas em alto relevo de inúmeras cenas do Evangelho. 
Altar da Igreja
Com as imagens da parte de cima de santos de devoção local, entre estes,  São Jorge da Capadócia, o santo cristão cuja tradição conta que enfrentou e derrotou o dragão. 
 Altar da Igreja
Mostrando a conhecida ¨Coventry Cross¨, cruz construída a partir de pregos salvos da igreja Coventry Cathedral de Londres, destruída por bombardeios realizados durante a  Segunda Guerra Mundial. Pregos da Coventry Cathedral foram levados também para a Catedral de Berlin, também bombardeada e destruída parcialmente durante os bombardeios aéreos da Segunda Guerra Mundial. Estes símbolos tem como um papel preponderante o de nos mostrar não só a estupidez da guerra, como também, o fato de  que sempre, somos levados como sonâmbulos em direção a ela. 
 Altar da Igreja
Com esculturas em alto relevo com cenas marcantes do Evangelho. A primeira da esquerda é a cena da Anunciação, onde o Anjo Gabriel leva a notícia a SS Virgem que ela seria Mãe de Deus. Observa-se no fundo da cena a Árvore de Jessé. Jessé era o pai de Davi. O profeta Isaías anunciou que um Regente Milagroso vira da raiz de Jessé. O segundo quadro, logo a direita, mostra a cena da Apresentação de Jesus ao Templo. A Apresentação era o ato de Oferecer a Deus, no Templo, o primogênito de cada família de Israel. Fato este que tem a ver com a morte dos primogênitos egípcios durante a Fuga do Povo de Israel do Egito. O Senhor sacrificou os primogênitos Egípcios para que os Seus Primogênitos ficassem livres e por isso cada primogênito das famílias israelitas deviam ser consagrados ao serviço do Senhor. O terceiro quadro, a direita deste último, mostra a cena do Batismo de Jesus Cristo, que era o Rito Religioso usado por São João Batista para exaltar a constrição interna e preparar os seus discípulos para a vinda do Messias e  receber o Batismo, instituído por Cristo. No centro do altar está a cena da Paixão de Cristo, que designa os sofrimentos suportados pelo Salvador, no fim de sua vida para a nossa Salvação.
Altar da Igreja
O quadro da direita mostra a cena da Paixão de Cristo conhecida como a Descida da Cruz, onde a Mãe Santíssima recebe o corpo do filho morto e logo a direita a cena da Ressurreição que é o maior de todos os milagres de Nosso Senhor Jesus Cristo e a melhor prova de sua Missão Divina. São Paulo afirmou que sem a Ressurreição de Cristo dos mortos, nossa fé seria vã e ainda estaríamos em pecado, pois constituía ela o próprio sinal que Cristo prometera  como prova de sua Missão Divina. A direita deste último está a cena da Ascenção, que é a partida de Cristo deste mundo, 40 dias após sua Ressurreição. Por seu próprio poder Divino elevou-se com o seu corpo glorioso para o Céu. 
Altar da Igreja
West Window, ou a Janela Oeste, que fica acima do altar de Catedral, apresenta este maravilhoso vitral com cinco caixilhos onde quatro mostram os evangelistas e o do centro mostra Jesus Cristo.
Vitrais da Catedral
As janelas externas da igreja mostram uma coleção maravilhosa de vitrais os quais mostram cenas do Evangelho e Eventos do Velho Testamento. 
Vitrais da Igreja
Os Anjos são puros espíritos criados por Deus e que atuam como mensageiros divinos. Este anjo da esquerda traz a mensagem: ¨He is Risen¨. Ele está se Elevando. E o anjo da direita traz a mensagem: ¨King of Glory¨, o Reino da Glória.
                                               
Vitrais da Igreja
A imagem da esquerda é de Joseph, o que para nós cristãos, pode estar se referindo a São José, o pai legal de Jesus o Filho de Deus, e esposo Virginal de Virgem Maria. Porém pode se tratar também de José, o filho preferido de Jacó e Raquel, cuja história é uma das mais atraentes do Velho Testamento. José foi vendido a Putifar, chefe da casa real do Egito por seus irmãos Ruben e Judá . Por seus dons proféticos e proteção divina conquistou as graças do faraó e tornou-se o primeiro ministro. No lado direito fica a imagem de São João, o Evangelista. Foi exilado para a ilha de Patmos onde escreveu o Apocalipse. 
Vitrais da Igreja
Santos representando Virtudes, consideradas como disposição de ´praticar o bem e evitar o mal. A imagem da direita sustenta a virtude da Justiça e o da direita a da Alegria. 
Vitrais da Igreja
A imagem da esquerda é a de Zacharias,  e a da direita é Elizbeth, ou Isabel para nós. Ambos são ´pais de São João Batista. Zacharias foi avisado pelo Anjo Gabriel que seria pai de João Batista, mas como ele duvidou ficou mudo até a circuncisão de João Batista, quando então entoou o hino de louvor a Deus, o hino ¨Benedictus¨. 
Vitrais da Igreja
Três imagens personificando as Virtudes Teologais, Fé, Caridade e Esperança. As Virtudes Teologais tem Deus por objeto. 
Vitrais da Igreja
As imagens da esquerda se referem a passagem do Evangelho descrita por S. Mateus XXV,35 onde é descrito o Juízo Final :¨Porque tive fome, e deste-me de comer: tive sede, e deste-me de beber: era hóspede e,  recolheste-me¨. A imagem da direita se refere a passagem de Provérbios XXII,6 ¨É Provérbio: O homem segundo o caminho que tomou, sendo mancebo, dele se não apartará, ainda quando for velho¨.
Vitrais da Igreja
Mostra três mulheres, provavelmente a que está com a toalha representa uma das mulheres do Evangelho ,Sta. Verônica, que ofereceu a toalha a Jesus Cristo durante sua Paixão, obtendo assim a imagem impressa de seu rosto.
 
Vitrais da Igreja
A imagem da esquerda revela a passagem do Evangelho de ¨Jesus Na Casa do Pai Celeste. No Templo, assentado no meio dos doutores ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E todos que o ouviam, estavam pasmados da sua inteligência, e de suas respostas¨. Na imagem da direita Jesus está dizendo a seus pais, a Virgem Maria e São José: ¨Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me das coisas que são serviço de meu Pai?¨
 Vitrais da Igreja
Jesus diz aos que o cercam: ¨Que venham a mim todos os que tem um pesado fardo e eu lhes darei o melhor¨.

                                                    
Vitrais da Igreja
A esquerda a cena da Paixão de Cristo carregando a Cruz durante a Via Dolorosa e a esquerda sua ressurreição Gloriosa, enquanto os soldados dormiam.
 Vitrais da Igreja
As imagens da esquerda mostram a descida de Jesu8s da Cruz. E a da direita, o anjo informa aos discípulos e apóstolos depois da Ascenção , que ele ¨Subiu e Não está Mais Aqui.¨
Vitrais da Igreja
Os dois caixilhos da esquerda mostram Jesus Cristo Perdoando a adúltera. Na direita vemos as tres Marias, diante dos anjos que informam que Jesus Ressuscitou. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário