terça-feira, 15 de abril de 2014

Vancouver- Museum of Anthropology VI-Outras Manifestações Culturais-

Outras Manifestações Culturais

Kawa Rigit ou Tronco Para Oração
Povo Iatmul,que vive nas barrancas do rio Sepik na Papua, Nova Guiné.
Os Troncos de Oração são mantidos na Casa Tambarau onde existem flautas sagradas para os rituais e também ganchos para os visitantes pendurarem suas bolsas de rede, chamadas de bilunis. O Kawa rigit nunca é usado para assento pois é o lugar do espírito Protetor que preside as cerimônias bem como as discussões e disputas locais.
O orador chamará os espíritos para apoiar seu discurso e quando quer enfatizar qualquer argumento encosta no tronco  um feixe de folhas de crotão. O tempo que durar sua argumentação será o tempo que ele irá segurar o feixe de folhas, que depois de vários dias, vai ´perdendo gradualmente suas folhas, enquanto o orador progride com sua argumentação.
                             
Body Maps
Projeto Memory Box dedicados às mulheres que contraíram o vírus HIV, promovido pela Universidade de Cape Town na África do Sul 
                                               
Longa Vida
A criação das Experiências de Memória visa ajudar a entender  as atitudes a serem tomadas da mulher doente e seus familiares diante do diagnóstico do vírus HIV, visando o planejamento do futuro. Voluntários são treinados através de Oficinas de Debates para, através de Grupos de Apoio, desenvolverem o Projeto Longa Vida, do empreendimento Medicina Sem Fornteira, num programa piloto de anti - retrovirus. este projeto marcou uma mudança: Ao invés de ¨Preparar Para A Morte¨ exercer a ¨Luta Pela Vida¨ com a terapia de anti-retrovirus, disponível nas clínicas populares desde o ano de 2003.
Body Map
Depoimento de Babakwa Cekião, Nascida em 1975- , autora deste Body Map:
¨A maneira como eu olho meu ¨Body Map¨é que ele reflete a minha vida de ativista. Isto é, um pé está no alto porque mostra a força que eu tinha que usar cada dia para lutar por minha vida e por aqueles que não mais podiam lutar eles mesmos. Cada dias morrem 600 pessoas de AIDS.
Eu tive sorte este ano, consegui tratamento para minha meningite, mas muitos de meus amigos  morreram mas não deveriam ter morrido, pois havia recursos para salvá-los. Eu me senti muito bem por minha vida não ter acabado e atualmente sinto-me melhor e, neste desenho mostro como me sinto por dentro, embora tenha sentimentos e lembranças que normalmente não goste de falar a respeito.¨
 Body Map
Depoimento de Nondumiso Hiwee, nascida em 1975, autora deste Body Map:
¨No meu quadro eu desenhei o vírus representado por um pequeno ponto azul. Os círculos vermelhos são os Anti-Corpus destruindo o vírus, fazendo com que eles se extinguissem. Eu tinha 25 anos quando descobri que estava doente. Não sei propriamente como contraí o vírus, porém eu dormia com ele que nunca usava camisinha. Depois, sua irmã me disse que ele já estava doente antes de me conhecer. Não posso culpa-lo, pois culpo a mim mesmo por não ter usados os métodos preventicvos como o uso da camisinha.
Fazem 5 meses  que meus exames de sangue vieram dizendo que não existe mais HIV em meu corpo e por isso estou livre da doença. Mas pelo resto da vida terei que tomar os medicamentos para continuar me sentindo bem.¨
                                     
Músicos
Pootoogook Jaw - Povo Inuit-
Escultura
Narnabus Arnasungacq- Povo Inuit-
Manifestações Culturais do Povo Gitxsan
Os Gitxsan são uma rica e ativa comunidade oriunda dos Povos das Primeiras Nações, que ocupam uma área de 33.000 km² ´no nordeste da British Columbia, Canada. Contam com aproximadamente 13 000 membros originários da Nação Gitxan no mundo inteiro, sendo que destes, 70% vivem nestes territórios tradicionais. Esta comunidade tem um número de população jovem bastante elevada, pois 70% dela estão com a idade abaixo dos 30 anos vivendo em aldeias e vilas tradicionais Gitxan em duas municipalidades  provinciais de Heizeiton e New Hezeiton. Nestas comunidades cerca de 80% da população total pertencem ao povo Gitxan e os restantes 20%  é formada por pessoas de origem europeia em sua maior parte. 
                                               
Kwakwaka Wakw Dluwalax, As Danças do Retorno do Paraíso.
As máscaras são conhecidas como ¨dfugwe¨ou Tesouro Sobrenatural. São usadas pelas principais famílias durante o ¨dfuwalaxa¨ou A Dança do Retorno do Paraíso, também conhecidas como ¨tla'sala¨ou Danças da Paz.  Os dançarinos desaparecem da casa e então se preparam vestindo estes adereços e então retornam na Forma Sobrenatural, revelando os privilégios da família anfitriã. 
Dluwalaxa Dlugwe ou K'umugwé, O Mais Rico de Todos
O Mais Rico de Todos, reina sobre o mundo do fundo do mar. Este chefe sobrenatural exige lealdade de todos as criaturas que vivem no oceano. Pode ser reconhecido por sua impositiva característica facial, esculpida muitas vezes com tentáculos, guelras ou escamas de peixe.
                                               
Representação dos Reinos Sobrenaturais
Cada uma destas máscaras representam um ser sobrenatural do Reino dos Céus, da Terra e do Mar
                                            
Máscara
Kwakwaka'Wakw
Koerner F.N.A. Colection
Poste Com Totem
Autoria ellen Neel
Kwagu'l 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário