sexta-feira, 6 de junho de 2014

RockPort&Thousand Island

 Thousand Island Cruise pelo Lago Ontario
                                     
Lago Ontario
Visto da estrada Hwy 401, sentido Toronto/Ottawa antes de Kingston, pouco antes do ponto onde o  St.Lowrence River drena o Lago Ontario. Logo um pouco depois ,pode-se ver um arquipélago com incontáveis ilhas aglomeradas, e  por isso ,  conhecidas como Thousand Island, Milhares de Ilhas. Estima-se que o número de ilhas estejam entre 800 a 1200, algumas grandes e arborizadas mas muitas não passando de um aglomerado de rochedos.
 
                                      
Rockport 
Vem a ser um dos locais de onde partem os ¨cruises¨ para Thousand Islands. Existem outras opções como os cruzeiros que partem de Gananoque, a 30 km  de Kingstown, cidade esta usada para estadia dos turistas que querem visitar as Thousand Islands e outras atrações do lago Ontario.
                                       
Rockport Restaurant & Patio Bar
Restaurante junto as docas de embarque para os cruzeiros pelas Thousands Islands, com serviços a altura da elevada demanda e de uma qualidade bem acima do padrão.  
Rockport
Doca de onde partem os cruzeiros pelas Thousand Islands e de onde , não poderia deixar de ser, tem-se uma privilegiada vista do Lago Ontário. Em frente já podemos ver uma das ilhas cobertas por espessa vegetação.
                                     
Rocport
Vista das plácidas, azuis e transparentes águas do Lago Ontário refletindo a luz do sol da manhã. Um passeio por estas águas não representa nenhum susto ou sobressalto. A expectativa que se tem é apenas por experiências entre o inédito e o extraordinário.
 
Rockport
O barco de turismo da Rockport Boat Line se aproxima para desembarcar os passageiros e embarcar os novos  que aguardam em uma longa fila , nas docas.
Rockport
Os passageiros vão desembarcando e o barco se prepara para receber os novos passageiros. O barco comporta um grande número de pessoas e por isso as filas de turistas são inteiramente e rapidamente embarcadas. 
 Rockport
Os passageiros embarcados aguardam a partida do barco de turismo.
                                    
 Rockport
O barco manobra para deixar o porto, tendo as ilhas ao fundo.
                                   
Rockport
Capela de devoção católica junto as docas de Rockport 
                                   
Rockport
Docas de atracação de Rockport com outro barco de turismo já aportado.  
 
Thousands Islands
As ilhas se apresentam, num primeiro momento, cobertas por espessa vegetação, iluminadas e separadas por inúmeros canais de águas azuis, transparentes e ensolaradas.
 
Ponte Sobre o Rio Cataraqui River
Se não estivesse encoberto pelas ilhas, poderíamos ver ao porto de Kingston Harbour de onde também partem cruzeiros pelas Thousands Islands. O Cataraqui River nada mais é do que um dos inúmeros canais existentes entre as ilhas e que na Amazônia brasileira costumamos  chama-los de ¨furos¨.  
Thousands Islands
Os povos das Primeiras Nações chamavam estas ilhas de Jardim Do Grande Espírito e como veremos, tinham sérias e boas razões para isso. As ilhas distribuem-se entre si e ficam separadas por canais de águas azuis e transparentes são cobertas por espessa vegetação verdejante. Algumas são muito grandes, outras muito pequenas e por isso podemos apreciar um grande arquipélago de ilhas muito diferentes entre si num cenário paradisíaco, um Éden ou, como desejavam os nativos, o Jardim do Grande Espírito
Thousands Islands
A primeira impressão que se tem é a de muita quantidade. Muitas ilhas! Inúmeras e quem sabe até Milhares como o nome do arquipélago parece ser bem adequado. Ilhas verdejantes ensolaradas e cercadas de canais azuis e ensolarados do incomparável lago Ontario .
Thousands Islands
Conforme vamos nos aproximando das ilhas podemos ver inúmeras habitações em meio a verdejante vegetação. Belas e suntuosas habitações, ocupadas por felizardos do alto da cadeia alimentar. Entre estas personalidades que habitavam estas ilhas encontramos Irving Berlin( 1888 a 1989) autor de mais de mil canções conhecidas e sucessos, entre estes Alexander's Ragtime Band, Top Hat e o fabuloso God Bless América, pelo qual chegou a receber uma medalha do Presidente Norte Americano Dwight David Eisenhower( 1890 a 1969) 
 
 Thousands Islands
Além de ancoradouros e docas particulares podemos ver junto a linha d'água abrigos para os barcos usados como meio de transporte. Portanto por aqui a água não é barreira, por aqui a água é caminho.
 
Thousands Islands
Habitação única ocupa com exclusividade toda esta pequena ilha. 
 
 
 Thousands Islands
Muitas vezes canais estreitos separam uma ilha da outra, fazendo com que vizinhos se aproximem.
 
Thousands Islands
Amplos espaços do Lago Ontario geram esta sensação de liberdade com a contemplação deferente desta maravilhosa natureza. 
 Thousands Islands
Amplos chalés ocupam solitariamente pequenas ilhas transformadas por grandes gramados, solares individuais que através de um paisagismo eficiente,  ampliam, potencializam esta magistral beleza cênica. 
 
Thousands Islands
Este belíssimo chalé solitário cercado por um amplo solar, tem um problema mais que curioso. Como se pode ver a propriedade se estende até uma pequena ilha que está ligada a maior por uma pequena ponte. E qual o problema? Cada uma das ilhas pertencem a um país diferente. A da esquerda pertence ao Canadá e a da direita pertence aos EUA . Talvez o proprietário e seus hóspedes tenham que andar pela propriedade munidos da documentação necessária para evitarem a condição de ¨ilegais¨... 
 Thousands Islands
Pequena ponte ligando as duas ilhas em países diferentes. A da esquerda da foto, mostrando a bandeira do Canadá, pertence a este último país.  A direita vemos a extremidade da ponte com a bandeira do EUA, mostrando assim que a pequena ilha faz parte do território dos EUA. No meio da ponte podemos ver a bandeira tricolor da França. A explicação para isso, talvez seja, a grande quantidade de canadenses descendentes da colonização francesa original, o que fez do Canadá uma nação bilíngue, com o Francês e o Inglês como línguas oficiais. É  muito comum os cartazes explicativos serem apresentados nestas duas línguas.  Aliás o  St Lawrence River muitas vezes nos é apresentado como San Laurent Fleuve,  ou as Thousands Islands podem ser chamadas de Mille Îles, na forma francesa portanto. Pelo que pude observar, as comunidades são  muito civilizadas e convivem em perfeita harmonia.
Thousands Islands
Pequenas Ilhas Grandes Paraísos. Nesta pequena ilha rochosa alguém conseguiu produzir um ambiente agradabilíssimo  com apenas algumas árvores e pequenas habitações confortáveis.
Thousands Islands
Aproximação da Pequenas Ilhas Grandes Paraísos, podendo se ver melhor as pequenas e práticas habitações em meio a umas poucas árvores numa minúscula ilha rochosa.
Thousands Islands
Chalé confortável que ocupa solitariamente uma ilha maior.
Thousands Islands
Chalés confortáveis e solitários, cercados de um amplo gramado em ilha com espessa vegetação. 
                                     
Thousands Islands
Amplo chalé confortável solitário em ilha com espessa vegetação.
 
 Thousands Islands
Ampla construção, com vários andares e ponte que cruza um canal entre duas ilhas. Este solar, situado numa ilha maior,  é cercado por outras construções menores.
 
Thousands Islands
Galpão na linha d'água do lago destinada a abrigar as embarcações do proprietário da ilha. 
Thousands Islands
Casa solitária cercada por amplo gramado situada no topo da elevação da ilha. Provavelmente seus moradores não perdem nada da espetacular paisagem em torno .
Thousands Islands 
Casa solitária em meio a espessa vegetação.
 
Thousands Islands
Ilhas maiores tem várias habitações que opcupam a ilha em comum. Em frente podemos ver na entrada da enseada um amplo galpão destinado a abrigar os barcos dos proprietários. 
 
 Thousands Islands
Muitos barcos de turismo, das mais diversas proveniências, circulam em torno destas ilhas 
Heart Island
Um dos mais famosos moradores destas ilhas é George Boldt, dono da rede de hotéis Waldorf Astoria, que em 1899 remodelou o perímetro da ilha para a forma de um coração, em honra a sua mulher, e então a ilha passou a se chamar Heart Island, Ilha do Coração .
Heart Island
George Bolt  implantou um colossal e caríssimo castelo medieval na ponta da ilha que logo após sua construção ficou abandonado. Hoje o castelo está restaurado e oferece ampla visitação pública aos interessados.
Bolt Castle
O castelo medieval de George Bolt tem torres cônicas e telhados, muralhas intransponíveis e até uma ponte de pedra em arco. 
 
                                     
Bolt Castle
Além do castelo medieval George Bolt construiu este magnífico palacete, também com torres e bandeiras sugerindo um ambiente lúdico e festivo.
 Bolt Castle
Torres e telhados do palacete de George Bolt na Heart Island. 
                                    
Heart Island
Magnífico pavilhão para abrigar as embarcações do proprietário. 
Bolt Castle
Fachada de seu magnífico e confortável palacete construído na  Heart  Island.
Heart Island
Portal de entrada de pedra com fonte monumental também de pedra em especiais  tons rosados, usados para recepção no o Bolt Castle. 
Heart Island
Portal de Entrada em pedra. A pedra é originária de jazidas existentes nas ilhas que apresentam um tom rosado, provocando assim uma procura especial. 
Heart Island
Fonte monumental em pedra com tons rosados especiais. 
 
                                    
Alexandria Bay
Cidade no lado Norte Americano do Lago Ontario 
Alexandria Bay
Instalações da cidade a margem do lago Ontário. 
Alexandria Bay
Marinas e instalações portuárias a margem do lago Ontario.
 
                                     
Meio de Transporte
O barco motorizado  é um indispensável meio de transporte por estas paragens e até acho que é tão impossível viver sem ele como o é para nós, seres urbanos, viver sem o automóvel.
 
Vida Solitária
Ocupando quase que integralmente a minúscula ilha rochosa construíram esta simpática habitação confortável . Quem resiste a solidão quando ela se impõem?
 Vida Solitária
A confortável casa que ocupa quase que integralmente a minúscula ilha.Quem não deseja a solidão quando se é massacrado pelas ativas multidões?
 
Cruzeiro em Barco Impulsionado Por Pás
Diante de nós passa um curioso barco turístico navegando tranquilamente, impulsionado por pás em uma roda trazeira, assim como as embarcações do rio Mississipi no Séc. XIX.
 
 
 Farol Diante de Alexandria Bay
Pequeno farol em meio a um rochedo próximo a entrada do porto da cidade de Alexandria Bay.
 
                                   
Gaivotas das Thousands Islands
As gaivotas acompanham os barcos de turismo que visitam as ilhas, provavelmente interessadas em algum alimento que caia do barco ou seja oferecido por um passageiro. 
Gaivota das Thousands Islands
Em seu belo voo acompanha durante muito tempo nosso barco de turismo  de forma auspiciosa, chamando assim muita atenção. 
 
Retornando Para Rockport
Voltamos muito satisfeitos com o passeio que é antes de tudo seguro, tranquilo, inédito e surpreendente. Vale a pena conferir.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário