quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ottawa& Rideau Canal

Passeio Pelo Rideau Canal
Rideau Canal na chegada a Ottawa
 Vindos de Rockport pela Hwy401, vamos chegando a Ottawa e a primeira impressão que temos é do plácido e sereno canal chamado de Rideau, construído em 1832 e com 202 km de extensão com a finalidade em propiciar transporte seguro, entre o Lago Ontário e o St. Laurence River, do qual o rio Ottawa é afluente,  em uma época de relações muito pobres entre o Canadá e os EUA. 
Rideau Canal na Chegada a Ottawa
A construção desse canal levou ao desenvolvimento de uma aglomeração urbana chamada de Bytown. Depois passou a chamar-se de Ottawa, nome do rio que separa duas importantes províncias canadenses as províncias de Ontário e Quebec, isto é separa o Canadá de fala inglesa  do Canadá de fala francesa e por isso, a rainha Vitória( 1819 a 1901) em 1855 decidiu nomeá-la capital do Território do Canadá.
Com o desenvolvimento das ferrovias a partir da segunda metade do Séc.XIX, o canal perdeu sua importância, mas dada seu significado histórico foi nomeado Patrimônio da Unesco em 2007 e é local de belos passeios turísticos no verão e um excelente rinque de patinação no inverno, quando suas águas congelam 
  
 Rideau Canal no Centro de Ottawa
Da ponte Mackenzie King Bridge, podemos ver o grande valor paisagístico do canal sobre o centro da capital do Canadá. Podemos ver a direita o Chateau Laurier, onde funciona o Hotel Fairmont Chateau Laurier, soberbo hotel aberto em 1912 para atender o fluxo de passageiros gerados na construção da estrada de ferro  pela Grand Trunk Pacific Railway. A esquerda vemos as torres neogóticas do conjunto chamado de Parliament Buildings,  prédios onde funcionam o Parlamento Canadense e Gabinetes da Sede do Executivo. Estes prédios foram terminados em 1860 e estão situados em uma colina de 50 m de altura conhecida como Parliament Hill.
                                  
Confederation Square(Próxima ao Rideau Canal)
Onde pode-se ver o National War Memorial, onde todo ano, do dia 11 de novembro, celebram-se cerimônias em homenagem aos mortos e aos veteranos de guerra. Este monumento fica próximo ao Rideau Canal, pela Wellington Street e por isso vale a pena conhece-lo e visita-lo.
Parliament Building
É claro que quem estiver na Confederation Square vai pelo menos querer dar uma olhadinha para este monumento nacional que é o Parliament Building,  em estilo neogótico com esta destacada torre de janelas afiladas, o seu excelso e elevado relógio e telhados de cobre esverdeados cuja extremidade desfralda a bandeira nacional do Canadá. Por sua arquitetura fascinante, por seu significado admirável como símbolo de um país, ficou conhecido como ¨O Estupendo Símbolo Vitoriano¨.
Rideau Canal no Centro de Ottawa
 Visto na altura da ponte Mackenzie King Bridge. A estrutura de vidro em frente é o Rideau Centre.
Ponte Mackenzie King Bridge sobre o Rideau Canal
Próximo aos pilares da ponte Mackenzie Kings Bridge encontramos este monumento a Oscar Peterson( 1925 a 2007), considerado uma das maiores virtuoses do piano. Ele era originário dos bairros da classe trabalhadora conhecidos como Little Burgundy, em Montreal. Seu lugar no panteão do Jazz é universalmente reconhecido. A escultura é de Ruth Abernethy e foi promovida pela National Arts Centre o Oscar Peterson Sculture National Centre, em 30 de junho de 2007.
 Rideau Canal no centro de Ottawa
Vista do canal e suas margens embaixo da ponte da Wellington Street e na direção da ponte onde estávamos anteriormente, a Mackenzie King Bridge.
Rideau Canal Sistema de Comportas
O canal tem ao longo de seus 202km de extensão, em suas duas extremidades,  sistemas de comportas para a elevação de embarcações ao nível da navegação do canal. Na sua outra extremidade, no nível do Lago Ontario, no ponto da cidade de Kingston existe um sistema de elevação onde a embarcação é levada até este nível . A embarcação então percorre os seus quase 202 km e apenas  neste ponto no centro de Ottawa , onde existe outro sistema de comportas, ela é descida até ao nível do rio Ottawa. 
Rideau Canal, Sistema de Comportas
Este sistema funciona com eclusas, isto é comportas que são enchidas com água onde está a embarcação que assim pode ser elevada até o nível que se quer navegar. Da mesma forma se quisermos fazer a embarcação descer , basta esvaziar a eclusa que a embarcação chega ao nível inferior. São conhecidas universalmente as eclusas do Canal de Panamá que permitem a navegação entre o oceano Atlântico até o Pacífico, cruzando o Istmo do Panamá. 
                                     
Rideau Canal, Sistema de Comportas
Podemos ver uma eclusa superior cheia e a inferior que também se mantém cheia. Para uma embarcação subir da inferior para a superior, basta esvaziar a eclusa superior até o nível da inferior e assim ao nivelar a água de uma com a outra e assim a embarcação passa no mesmo nível para a eclusa inferior. Da mesma forma quando vamos elevar a embarcação para o nível superior de navegação, as eclusas se enchem, o que eleva a embarcação até o nível superior. As eclusas funcionam como degraus de uma escada e cada eclusa funciona como um degrau que suspende a embarcação para o degrau superior ou abaixa para o inferior. Depois desta operação simples a navegação se faz tranquila  ao longo dos mais de 200 km do Canal.
Rideau Canal, Sistema de Comportas
Podemos ver o conjunto de eclusas que possibilitam fazer a embarcação subir este grande desnível desde o nível do rio Ottawa até o Rideau Canal. Como se pode ver é um desnível considerável, mas as eclusas possibilitam esta passagem que é feita rapidamente e com facilidade.
Rideau Canal, e o Rio Ottawa
Estamos no nível em que corre o Rideau Canal e lá embaixo está o rio Ottawa  que nos dá uma boa impressão do grande desnível entre o Rideau Canal e o rio lá embaixo. Ao fundo vemos uma ponte que liga a cidade de Ottawa da Província de Ontario e a cidade de Gatineau, já na Província de Québec. A ponte por isso chama-se Interprovincial Bridge, conhecida também como Alexandra Bridge.
 
 
 .
 
Rideau Canal, Sistema de Comportas
Esta comporta , a última de todas as eclusas que formam os degraus da escada que permite aos barcos que trafegam no Rideau Canal subirem e descerem do nível do rio Ottawa até o nível do canal. Acima do canal está passando a ponte da Wellington Street e bem a esquerda está a base do Fairmont Chateau Laurier, uma das inúmeras  joias arquitetônicas da cidade.
Rideau Canal e o Fairmont Chateau Laurier
Acima da ponte da Wellington Street podemos divisar esta extraordinário e belo prédio com arquitetura intrigante que agrega  elementos dos castelos medievais europeus. este empreendimento é um símbolo de uma era de muita coragem e pioneirismo.
 Rideau Canal e as Escadarias
A ponte da Wellington Street tem inúmeros acessos e  escadarias, algumas com atrações inéditas e muito interessantes.
 
Rideau Canal e seus Barcos de Turismo
Embaixo da ponte da Wellington Street temos esta vista do Rideau Canal, com alguns de seu barcos de passeio turísticos atracados na sua margem direita. 
Rideau Canal e suas Escadarias
As escadarias que levam a parte superior da ponte da Wellington Street tem estas curiosas imagens pintadas em seus degraus. A pintura é feita apenas na parte de baixo de cada degrau, de tal forma que quando olhamos apenas de um determinado ângulo é que a imagem se forma. A imagem deste degrau por exemplo é uma  pessoa ostentando uma folha de bordo, o símbolo da nação canadense. 
Rideau Canal e suas Escadarias
Estas escadarias tem a imagem de um cão Hushkie Siberiano, usado para tracionar trenós nas regiões polares do Canadá. Uma belíssima imagem que só pode ser vista de determinado ângulo de aproximação no mesmo ângulo  horizontal do piso do degrau. Aí a imagem aparece, porque só é pintada , separadamente em faixas na parte frontal de cada  degrau.
 
                                   
Rideau Canal e suas Escadarias
Grupo que me acompanhava na excursão a Toronto, Ottawa e Québec. As pessoas gostam muito de se deixar fotografar diante destas escadarias do Rideau Canal. Como tirei a fotografia. estou nela apenas como ¨sujeito oculto¨. 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário