quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Capilano Suspension Bridge-Introdução-

Introdução a Visita  ao Parque Capilano Suspension Bridge 
                                     
Ponte Lions Gate Bridge
Estamos cruzando pela ponte o Burrard Inlet,  do Park Stanley para o bairro de  North Vancouver e depois, seguindo a sinalização vamos alcançar ao Capilano River Regional Park.
Entrada do Capilano Rive Regional Park
Vista a partir de um amplo estacionamento em frente a entrada do parque  
Funcionários Vestidos Com Roupas de Época
A primeira ponte suspensa sobre o Capilano River se deu em 1889, resultado das sólidas ligações com a colonização europeia   do vale do rio e seus primeiros assentamentos e o consequente resultado do encontro e a interação com os representantes das Primeiras Nações. A ponte atual foi construída dentro dos mais exigentes protocolos de engenharia, foi construída apenas em 1956.
Centro de História
Onde são relatadas todas as experiências de exploração dos primeiros assentamentos europeus e a descoberta dos usos e costumes dos povos das Primeiras Nações.
                                    
Centro de História
Com a reprodução fotográfica das famílias de pioneiros do Séc XIX. 
Centro de História
Diversas reproduções fotográficas dos pioneiros e textos explicativos da ocupação europeia do vale do rio Capilano. 
Emblema do Parque Capilano Suspension Bridge
O emblema apresenta não só a presença de europeus e os povos das Primeiras Nações, assim como suas manifestações culturais como é o caso do  totem. A data 1889 é a mesma data da construção da primeira ponte sobre o Capilano River. 
Placa Com a Palavra Original Indígena Que Dava Nome Ao Local
Esta palavra original indígena é considerada a mais antiga manifestação da presença humana na British Columbia. Portanto, considerando correta que a ocupação humana da América se deu através da travessia dos primeiros humanos da Ásia pelo  estreito de Behring, esta presença humana estaria consolidada pelo menos a 10 000 anos atrás.
 
Totens Da Tradição Cultural das Primeiras Nações
A tradição cultural de esculpir totens continua em Capilano River. Em junho de 1993, os escultores James Lewis e Wayne Carlick começaram a esculpir uma série de totens para o Capilano Suspensiion Bridge, continuando a tradição indígena.
Totens da Tradição Cultural das Primeiras Nações 
Os escultores de totens Lewis e Carlick estudaram sob a orientação de Dampey Bob as tradições, história e os significados  dos povos Taltau Tinglit, ara assim exprimir as qualidades tradicionais das culturas da costa norte e suas formas artísticas.
Totens da Tradição Cultural das Primeiras Nações
Os totens foram terminados e levantados diante de cerimônias que combinaram canções tradicionais e danças, que traduziram em bênçãos espirituais.
 
Totem Da História do Corvo
Corvos frequentemente aparecem nas histórias das Primeiras Nações e são representados seguidamente em totens. Este totem especificamente conta a história de um chefe egoísta que a muito tempo atrás tinha roubado o Sol, a Lua e as Estrelas a os tinha guardado em uma caixa. O corvo, como era velhaco e trapaceiro, gostando de coisas brilhantes, roubou-os da chefe e pegando o Sol, a Lua e as estrelas em seu bico jogou-os de volta ao céu, fazendo assim com que a luz retornasse ao mundo
Capilano Suspension Bridge
Por entre as árvores da floresta pudemos ter uma pequena visão da Ponte Suspensa sobre o Rio Capilano!
Totem do Salmão
Este totem conta a história de como uma águia ajudou a um homem cego a pescar para ele. Assim a família do homem cego ficou conhecida como a Família da Águia. Os totens eram o meio com que os povos das primeiras nações passavam suas lendas, assim como esta. Tradicionalmente o relato das lendas tradicionalmente tomavam semanas e eram feitos durante as Festas Ptolach.
 
Totem da Geração Seguinte
Este totem conta como cada geração está ligada a outra. A figura de baixo representam as crianças do futuro. A geração atual é representada por três grandes figuras. 
 
Totem da Geração Seguinte
A parte de baixo mostra figuras de crianças, representando as crianças do futuro. 
 

Totem da Geração Seguinte
A geração atual é representada por três grandes figuras.
Totem do Lobo Guardião
A história mostrada neste totem conta sobre uma família de pescadores que salvaram um lobo que estava se afogando no mar. Desde então o lobo permaneceu uma companhia muito leal e transformou-se em guardião da família, que passou a ser conhecida como família lobo. 
 
 
Totem do Mosquito
Este totem conta a história de uma aldeia aterrorizada por um gigante canibal. O gigante foi derrotado e queimado, mas a vitória dos aldeões teve curta duração, quando as cinzas do gigante se transformaram em mosquitos que como pequeninos canibais , davam milhares de pequenas e vorazes  mordidas nos homens
 
 Totem Sentinela
O totem foi erguido em 1989 para comemorar o centenário do Parque Capilano Suspension Bridge. A figura de baixo representa o Irmão do Céu, o Sky Brother com seus braços abertos num sinal de que a pessoa é bem vinda. Tradicionalmente a figura do Sky Brother sem os braços é um aviso para não continuar em razão de algum perigo a frente. Acima do Sky Brother está uma Orca, a baleia assassina e acima da baleia um urso grizzly. No topo está um corvo.
 
 
Conjunto de totens Como Um Portal Para a Capilano Suspension Bridge  

                                            
Totem do Urso
Conta a história de um homem cego e abandonado que foi salvo da fome por um urso que lhe trouxe peixe. Os descendentes deste homem ficaram conhecidos com a tribo do Urso.
 
Suspension Bridge
Construída em 1959, com 137 m de comprimento e fica a 70 m de altura do fundo do vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário