segunda-feira, 17 de março de 2014

Vancouver-Museum of Anthropology II-Bill Reid Rotunda-

Conhecendo a Bill Reid Rotunda
 
O Corvo e Os Primeiros Homens
Do artista Haida, Bill Reid, esculpida em cedro vermelho, no ano de 1980. A escultura representa a lenda Haida sobre o corvo descobrindo os homens numa concha de um molusco.
                                     
A Lenda Haida do Corvo e os Primeiros Homens
¨A Grande Inundação, que cobriu toda a terra por muito templo havia recuado e a areia de Rose Spit, Haida Gwai( praia local das ilhas Rainha Charlotte), ficou seca. O Corvo caminhando pela areia da praia, com o olhos e ouvidos alertas para qualquer sinal diferente ou som que quebrasse a monotonia, subitamente percebeu um clarão branco que chamou sua atenção e lá, bem sobre seus pés, meio enterrada na areia, havia uma gigantesca concha de molusco. Ele olhou mais de perto e viu que a concha estava cheia de pequenas criaturas movendo-se aterrorizadas sobre suas grandes valvas protetoras . O Corvo inclinou sua grande cabeça, aproximando-se  e usando sua  linguagem, convenceu, lisonjeou e obrigou-os a sair de dentro da concha e permanecerem neste maravilhoso e novo mundo brilhante. Estes pequenos habitantes foram os originais Haidas, os primeiros Seres Humanos.¨
A Rotunda Bill Reid
A rotunda Bill Reid é na verdade uma casamata, como disse o arquiteto do Museu de Antropologia Arthur Erickson : ¨A Casamata, o símbolo da guerra, base para destruição e que foi vencida por este assombroso retrato da Criação¨.

O Corvo e os Primeiros Homens
Usando de argumentação persuasiva para que as aterrorizadas criaturas, saíssem de dentro da enorme concha e viessem para este novo e brilhante mundo.
O Corvo e os Primeiros Homens
Esta é a primeira escultura grande e moderna realizada pelas Primeiras Nações da Costa Noroeste do Canadá, quando os artistas se afastam da esculturas de totens ou monumentos mortuários. Aqui, o arista Bill Reid, misturou a forma Haida com seu conteúdo mítico, com o naturalismo da Civilização Ocidental, trazendo grandes e expressivos movimentos  tanto para o Corvo como para os Seres Humanos. 
O Corvo e os Primeiros Homens
Muitas pessoas colaboraram para a realização deste primeiro trabalho. Ele foi encomendado por Walter e Marianne Koerner de Vancouver. Os escultores George Norris, Guujaaw, Geroge Rammel, Jim Hart e Reg Davidson participaram em diversas etapas na execução da escultura. 
                                     
O Corvo e os Primeiros Homens
Pode-se perceber o estado de pânico na expressão das pessoas que não queriam deixar o abrigo seguro da concha que os protege. Alguns como se pode ver, escondem o rosto, e ficam de costas, buscando uma maior segurança no escuro interior, recusando-se a encarar a luz daquele brilhante e novo mundo. 
O Corvo e os Primeiros Homens
Diante daquelas criaturas medrosas, o Corvo expõem sólida argumentação demonstrando que para eles é melhor deixar o protegido abrigo escuro da concha e explorar um mundo novo e brilhante, que embora se apresente com muitos perigos, vai trazer também possibilidades de realização pessoal.
O Corvo e os Primeiros Homens
O Corvo e os Primeiros Homens foi criado durante um período de vários anos e inaugurado por Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, em 1 de Abril de 1980 e consagrado pelo povo Haida em 5 de junho de 1980.
O Corvo e os Primeiros Homens
Muitas dos homens dentro da concha estavam com muito medo e não se deixaram convencer pelo Corvo a saírem para o mundo. Assim sendo o Corvo usou de coação, obrigando-os a saírem. 
O Corvo e os Primeiros Homens
O processo de abandono da concha pelos homens foi doloroso e muitos apenas se deixaram levar pelos outros que convencidos pelo corvo decidiram sair da concha.

O Corvo e os Primeiros Homens
Convencidos pelo Corvo muitos dos homens apressaram-se em deixar a segurança e a tranquilidade da concha para enfrentar as dificuldades daquele mundo novo. 
                                     
O Corvo e os Primeiros Homens
Não sei porque, mas esse mito da Criação me fez associar o tema as ideias defendidas em programas como ¨Os Alienígenas do Passado¨ e ¨Eram os Deuses Astronautas¨. 
Esculturas Para Um Jardim
Escultura realizada por Bill Reid, em cedro vermelho e pintura, em cerca de 1960. O trabalho foi encomendado por Michael e Sonja Koerner e mostra uma Águia, uma Orca ou Baleia Assassina, um Corvo, um Tubarão , um Castor e um Urso Grizzly .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário